Airbus A320 da TAP com ‘sharklets’ já entrou ao serviço

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O primeiro Airbus A320 da TAP Portugal com sharklets está desde esta segunda-feira, dia 15 de fevereiro, reintegrado na frota da companhia aérea portuguesa, depois de ter passado por uma grande revisão e terem sido colocados nas pontas das asas os novos dispositivos que permitem poupar combustível.

O CS-TMW, baptizado com o nome ‘Luísa Todi’, estava num dos hangares da M&E da TAP, no Aeroporto de Lisboa, desde o passado mês de dezembro do ano passado. Aeronave com cerca de 14 anos de vida, fez o voo inaugural no final de 2001, tendo estado a seguir dois anos ao serviço da extinta companhia portuguesa Air Luxor. Desde março de 2004 que integra a frota da TAP.

No domingo, dia 14 de fevereiro, fez voos de teste, sendo sido recolocado ao serviço nesta segunda-feira, dia 15. O primeiro voo com passageiros foi feito de manhã, entre Lisboa e Zurique, na Suíça, (TP932), seguindo-se à tarde o Lisboa-Accra, no Gana (TP1511), tendo descolado pelas 16h30 locais da capital portuguesa.

No hangar da TAP já se encontra um outro Airbus A320 da TAP, desta vez o CS-TNQ, baptizado com o nome ‘José Régio’ no qual serão também colocados os dispositivos conhecidos por sharklets. Trata-se de um avião mais recente, que fez o seu voo inaugural em janeiro de 2009, ano em que entrou para a companhia aérea portuguesa.

O programa de modificação dos Airbus A320 da TAP representa um investimento de 11 milhões de euros, com um retorno, aos preços atuais de combustível, em cerca de 2,5 anos, anunciou a companhia no início do passado mês de dezembro (LINK notícia relacionada). Serão modificadas 12 aeronaves (dois A319 e 10 A320). O programa teve início no dia 7 de Dezembro e terá a sua conclusão no final de 2017.

A introdução dos dispositivos sharklets na ponta das asas permite ganhos na aerodinâmica do avião que permitem reduzir o consumo de combustível em cerca de quatro por cento e a extensão da vida operacional do avião em 36 mil horas de voo.

 

  • A foto de entrada é da autoria de Sérgio Godinho (GodsetGodinho) e foi obtida em Lisboa no domingo, dia 14 de fevereiro, durante um voo de teste.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...