Airbus A330-900neo aterrou pela primeira vez na ilha da Madeira

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAP Air Portugal levou, pela primeira vez, nesta segunda-feira, dia 1 de novembro, um avião Airbus A330-900neo, ao Aeroporto da Madeira-Cristiano Ronaldo, em voo regular de e para Lisboa.

Foi também a primeira vez que uma aeronave deste tipo escalou a ilha da Madeira, onde no passado, até ao início da pandemia de covid-19, nos primeiros meses de 2020, a TAP voou, nalgumas vezes, em momentos de maior densidade de tráfego, com os Airbus A330-200, aviões utilizados nesse tempo nas linhas intercontinentais da companhia portuguesa, de envergadura semelhante aos novos A330-900neo, mais eficientes em termos de combustível e de ruído e integrando tecnologia mais avançada.

Sobretudo nas épocas de Natal e de Passagem de Ano, a TAP utiliza no Aeroporto da Madeira aparelhos de maior capacidade, o que acontece também em períodos de recuperação de passageiros atrasados devido aos ventos cruzados que, durante o ano, algumas vezes, limitam a operacionalidade aeroportuária na ilha.

A estreia do A330-900neo não foi alvo de qualquer programa especial, dado que a programação do avião foi algo inesperada, “por motivos operacionais”, disse ao ‘Newsavia’ uma fonte autorizada da companhia. O voo realizou-se de noite e, por isso, também, sem direito ao arco de água que marca as grandes ocasiões nos aeroportos, aquando da abertura de novos voos e chegadas de aviões que se estreiam no local.

Este primeiro voo do A330-900neo para a Madeira aconteceu para dar resposta à grande procura de lugares, derivada pela ponte do feriado do ‘Dia de Todos os Santos’ que se celebrou nesta segunda-feira, e que se juntou ao fim-de-semana anterior.

O avião utilizado foi o CS-TUJ, batizado de ‘D. Maria II’, entregue novo à TAP em 12 de julho de 2019. A companhia aérea portuguesa tem hoje 19 aviões deste tipo na sua frota, que têm capacidade para transportar 298 passageiros, numa cabina configurada para duas classes (Executiva com 34 assentos e Económica com 264). A TAP foi a companhia de lançamento mundial do Airbus A330-900neo, tendo recebido o primeiro avião para a sua frota em 26 de novembro de 2018 (CS-TUB). Um primeiro avião (CS-TUA) foi entregue à TAP no início desse ano, mas apenas de forma simbólica, já que a Airbus continuou a utilizá-lo em diversos voos de teste, de acordo com a companhia portuguesa. Acabou por ser integrado na frota da TAP, depois de uma verificação técnica total na fábrica da Airbus, que compreendeu a mudança dos motores e dos trens de aterragem, em 11 de abril de 2019, quando já estavam em Portugal cinco aparelhos semelhantes.

O voo TP1691 entre Lisboa e a Madeira atrasou devido a uma inesperada avaria no sistema de ar condicionado no avião que estava designado para este voo, o CS-TUH, que ocorreu já com os passageiros a bordo.

A aterragem na Madeira na qual a tripulação da aeronave utilizou praticamente metade da extensão da pista do aeroporto correu muito bem, em noite seca, com vento calmo, e com muitos curiosos, que, não obstante o atraso, aguardaram nos arredores do aeroporto a chegada do primeiro Airbus A330-900neo que aterrou na ilha.

 

  • A imagem de abertura mostra o Airbus A330-900neo CS-TUJ da TAP Air Portugal estacionado no Aeroporto da Madeira-Cristiano Ronaldo na noite desta segunda-feira, dia 1 de novembro. A imagem é do nosso colaborador Rui Sousa, um spotter conceituado na ilha, que assina o blogue ‘Planes & Stuff

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...