Bem-vindo, !|Sair

Airbus A350XWB em testes nas ilhas de Cabo Verde e dos Açores

Um dos protótipos (MSN005) do novo Airbus A350XWB, igual aos que irão equipar a TAP Portugal a partir do final de 2016, encontra-se desde ontem, quinta-feira, dia 4 de Setembro, em território português a testar as suas capacidades quanto a navegação ETOPS.

A certificação ETOPS é hoje necessária para os aviões com dois motores que pretendem cobrir percursos transoceânicos e, por isso, obriguem a navegar sobre grandes extensões de água. Simplificando e no caso em apreço, o fabricante tem de demonstrar às entidades certificadoras a eficiência e segurança do avião de voar rotas que estejam tão distantes de um aeroporto alternativo quanto a distância percorrida até ao momento em que, eventualmente, a aeronave possa ser afectada por uma avaria que a iniba de voar com os dois motores.

O MSN005 A350XWB tem por isso feito dezenas de simulações, primeiro no espaço aéreo de Cabo Verde – esteve no Sal na passada terça-feira – e agora no espaço da responsabilidade do Sistema de Controlo de Tráfego Aéreo da Região Oceânica da Região de Informação de Voo da ilha de Santa Maria, no arquipélago dos Açores, em cujo aeroporto o avião da Airbus está baseado desde ontem.

Segundo fontes aeroportuárias os testes são da inteira responsabilidade da Airbus, cabendo às autoridades aeronáuticas, quer em Cabo Verde, quer nos Açores, cooperarem nas facilidades necessárias para que os pilotos e engenheiros de testes da construtora aeronáutica europeia conclua o seu trabalho.

A área oceânica referida, e em que se integram os arquipélagos de Cabo Verde e dos Açores, é muito importante e crucial em todo o sistema de transporte aéreo nas ligações entre a Europa e a América do Sul, já que em termos de alternativa, estão situados nas ilhas excelentes pistas que, felizmente, já têm sido recurso seguro para diversos comandantes e aviões, em situações de emergência. Referimo-nos às ilhas Terceira (Base Aérea das Lajes) e de Santa Maria, nos Açores, e à ilha do Sal, em Cabo Verde.

O Airbus A350-XWB, registo F-WWYB que se apresentou pela primeira vez em Portugal, num Aeroporto da ANA, aterrou ontem em Santa Maria pelas 16h40 locais.

A Airbus resolveu centralizar na ilha açoriana o que se julga ser um dos principais momentos da bateria de testes a que a aeronave se sujeita no que concerne à sua certificação ETOPS. Segundo alguns técnicos aeroportuários que têm acompanhado, em terra, as evoluções do aparelho, o A350 passou a manhã de hoje, sexta-feira, em voos no Grupo Central das ilhas dos Açores, voando diversas vezes com apenas um motor ligado, o que, naturalmente, fará parte dos testes em curso. O mesmo aconteceu nos dois dias anteriores, primeiro em Cabo Verde, e ontem sobre as ilhas de Santa Maria e de São Miguel.

O primeiro A350XWB, para transporte de passageiros em exploração comercial deverá ser entregue até final do ano à Qatar Airways. O avião é aguardado com grande expectativa no mercado, não só por ser um potente concorrente do Boeing 787 Dreamliner, mas também porque os operadores pretendem entender os seus pontos fortes e o relacionamento comparativo entre as duas aeronaves concorrentes, não só em termos de conforto e bem-estar dos seus passageiros, mas sobretudo quanto aos custos de exploração. Dependendo da versão o novo avião da Airbus, que sai cerca de três anos em relação à data inicialmente prevista, pode transportar até 370 passageiros e promete uma grande eficiência no consumo, apontando a Airbus para cerca de 25% menos do que as aeronaves concorrentes que estão hoje no seu patamar.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  • As fotos que publicamos são da autoria do spotter António Baptista, da ilha de Santa Maria, a quem agradecemos a cedência, assim como a sempre preciosa cooperação de Carlos Schmidt, que lidera a página ‘Loadmasters, Pilotos, Spotters’ no Facebook.

2 Comments

  1. Superb, what a blog it is! This web site gives useful information to
    us, keep it up.

  2. news in aviation , press realease.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica