Airbus apresentou protótipo do veículo eVTOL ‘CityAirbus NextGen’

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Airbus apresentou publicamente nesta quinta-feira, dia 7 de março, o protótipo completo do ‘CityAirbus NextGen’ veículo eVTOL totalmente elétrico, antecipando o seu voo inaugural que se realizará ainda neste ano.

O CityAirbus da classe de duas toneladas, com uma envergadura de aproximadamente 12 metros, está sendo desenvolvido para voar com um alcance de 80 quilómetros e atingir uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h, tornando-o perfeitamente adequado para operações em grandes cidades para diversas missões.

A revelação coincidiu com a abertura do novo centro de testes CityAirbus em Donauwörth, na Alemanha, que será dedicado ao teste de sistemas para veículos elétricos de descolagem e pouso vertical (eVTOLs). O centro, que faz parte do investimento contínuo e de longo prazo da Airbus na Mobilidade Aérea Avançada (AAM), iniciou as suas operações com a ativação de energia do ‘CityAirbus NextGen’ em dezembro de 2023 e será agora utilizado para os testes restantes necessários antes do voo inaugural do protótipo ainda este ano. Esses testes abrangem os motores elétricos com seus oito rotores, bem como outros sistemas da aeronave, como controles de voo e aviónicos.

“Apresentar o ‘CityAirbus NextGen’ pela primeira vez é um passo importante e concreto que estamos dando em direção à mobilidade aérea avançada e ao nosso futuro produto e mercado. Agradecemos à nossa comunidade, equipa e parceiros em todo o mundo por nos ajudarem a tornar isso uma realidade”, disse Balkiz Sarihan, chefe do departamento de Mobilidade Aérea Urbana na Airbus.

Ao mesmo tempo, a Airbus anunciou que está expandindo a sua rede global e parcerias para criar um ecossistema único que promoverá um mercado bem-sucedido e viável de AAM. A Airbus assinou recentemente um acordo de parceria com a LCI, uma empresa líder em aviação, para se concentrar no desenvolvimento de cenários de parceria e modelos de negócios em três áreas principais de AAM: estratégia, comercialização e financiamento.

  • Fotos © AIRBUS Helicopters/Christian Keller

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...