Airbus chinês fica sem vidro do cockpit – Alguns instrumentos foram sugados mas aterrou em segurança

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Agarra a tua oportunidade - IFA Aviation Training Center


 

Um avião Airbus A319 da companhia chinesa Sichuan Airlines fez na manhã desta segunda-feira, dia 14 de maio, uma aterragem de emergência, depois de ter perdido toda a proteção do para-brisas do lado direito do cockpit. O vidro rachou e o vidro perdeu-se, ficando em exposição todo o interior da cabina dos pilotos, quando a aeronave voava a cerca de 33.200 pés de altitude.

A Administração de Aviação Civil da China confirmou o incidente e disse que o avião aterrou em segurança no Aeroporto de Chengdu Shuanglin. O co-piloto apresentava diversos ferimentos na cara, assim como uma tripulante de cabina teve de ser assistida num hospital. Os 119 passageiros saíram todos ilesos desta inusitada experiência.

O avião terá sido surpreendido por um temporal quando o avião voava numa ligação regular entre os aeroportos de Chongqing, no centro da China, e Lhasa, capital do Tibete, no sudoeste do país. Encontrava-se a cerca de meio caminho entre os dois pontos.

O comunicado da Administração de Aviação Civil da China afirma que está a decorrer uma investigação para apurar as causas do incidente.

Fotografias tiradas pelos passageiros e difundidas no portal do ‘Diário do Povo’, o jornal oficial do Partido Comunista Chinês, mostram que as máscaras de oxigénio foram libertadas e utilizadas pelos ocupantes da aeronave, devido à sua despressurização.

Na imagem de abertura desta matéria mostramos uma fotografia da cabina dos pilotos, em que se verifica que algumas peças do painel de instrumentos do cockpit estão deslocadas ou não existem. Segundo alguns passageiros, diversos aviónicos terão sido mesmo arrancados e sugados para o exterior, nomeadamente o sistema de auto-piloto. Mesmo assim, e felizmente, tudo correu bem na aterragem de emergência, que teve de ser feita de forma manual, tendo os pilotos demonstrado grande profissionalismo e muito sangue-frio, perante uma situação tão adversa quanto esta.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...