Airbus confirma que primeiro voo do Beluga XL foi um sucesso – com vídeo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

APP NEWSAVIA - Agora com chat e descontos em cupões


O protótipo e primeiro avião Beluga XL da Airbus levantou voo, pela primeira vez, nesta quinta-feira, dia 19 de julho, no Aeroporto de Toulouse-Blagnac, na França, onde foi montado e será a base de uma série de testes de voo e ensaios de equipamentos, tendo em vista a sua certificação até ao próximo ano. O voo, de pouco mais de quatro horas de duração, foi um sucesso, anunciou a construtora aeronáutica europeia.

A aeronave de formas que lembram um cetáceo e que, por isso, é apelidada de ‘baleia dos ares’ vai substituir os anteriores aparelhos ‘Beluga’, também de formas semelhantes, que desde há algumas décadas transportam partes de fuselagem e outros componentes dos aviões Airbus (os Beluga ST), desde os seus fornecedores espalhados pela Europa para as linhas de montagem, nomeadamente em França e na Alemanha. Mas, também, para os Estados Unidos da América e para a China.

A tripulação do voo inaugural foi basicamente composta pelo comandante Christophe Cail, o co-piloto Bernardo Saez-Benito Hernandez e o engenheiro de Testes de Voo Jean Michel Pin. Laurent Lapierre e Philippe Foucault foram os engenheiros de ensaios de voo que tomaram também parte no voo e que se encarregaram da monitorização dos sistemas que seguem o comportamento da aeronave em tempo real.

Os voos que se seguem irão confirmar a performance da aeronave e a sua eficiência para transportar até 53 toneladas de grandes volumes, nomeadamente as asas dos novos aparelhos de longo curso da Airbus.




O projeto e programa de construção do BelugaXL foi lançado em novembro de 2014. O avião tem 63 metros de comprimento, 60 de envergadura, 18,9 metros de altura, uma largura de fuselagem de 8,8 metros, um elevador de carga com capacidade para seis toneladas e motores Rolls-Royce Trent 700.

“É emocionante ver a nossa #BelugaXL a voar pelos céus pela primeira vez – uma peça verdadeiramente notável de tecnologia do nariz à cauda. Parabéns a todos os envolvidos neste programa que é tão instrumental na consecução da nossa rampa de produção”, twettou Guillaume Faury, presidente executivo da Airbus, logo após a descolagem pelas 10h30 desta quinta-feira, dia 19 de julho.

O BelugaXL está baseado na estrutura dos aviões Airbus A330-200 cargueiros, com modificações da fuselagem a fim de comportar o acondicionamento dos equipamentos que o aparelho necessita transportar. Começará a voar na companhia de transporte privado da Airbus no próximo ano, substituindo, um a um, os atuais Beluga ST, cujo destino, após o phase out da Airbus, se desconhece para já.

 

  • Fotos © Airbus/master images
  • O vídeo seguinte, disponibilizado pela Airbus no seu canal YoutTube, mostra algumas fases da montagem do primeiro BelugaXL, até ao voo inaugural:

 




Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...