A Airbus, em parceria com três associações – Capital Files, Passeport Avenir e NQT – promoveu nesta terça-feira, dia 4 de maio, em Toulouse (França), um fórum relacionado com a diversidade social, que apoia jovens de zonas desfavorecidas.
Este tipo de evento pretende abrir portas a esses jovens que, acompanhados por tutores, serão aconselhados sobre o seu futuro profissional, estabelecendo uma ligação entre o ensino e o mundo do trabalho. O fórum serviu também para mostrar de que formas o sector público-privado pode intervir para ajudar a criar perspectivas de futuro para os jovens, ao promover a igualdade de oportunidades e a diversidade cultural.
Estiveram em Toulouse cerca de 300 participantes, desde jovens de zonas desfavorecidas, os seus tutores, membros das associações, representantes das empresas e stakeholders institucionais.
Nos últimos cinco anos, cerca de 100 ‘patrocinadores’ da Airbus apoiaram 280 jovens através das associações relacionadas com esta iniciativa.
“Queremos continuar a criar projectos para apoiar os jovens,” disse Thierry Baril, director de Recursos Humanos do Grupo Airbus. “Defender a diversidade, seja ela qual for, vai muito além de um compromisso moral e social. É a base da nossa identidade, do nosso ADN e dos nossos valores fundamentais,” acrescentou.
Durante o corrente ano 50 jovens serão convidados a estagiar na Airbus, em França. Em paralelo, o Lycée Airbus, que forma os seus alunos para a área da aeronáutica, admite todos os anos jovens menos privilegiados para participarem nos seus programas de aprendizagem e nos dos seus parceiros.
Com uma força de trabalho composta por 120 nacionalidades diferentes e falando mais de 20 línguas, a Airbus encoraja todo o tipo de diversidade (cultural, social, etária, de género, etc.), pois é uma fonte de inovação, performance e compromisso para toda a equipa.