Bem-vindo, !|Sair

Airbus vende 430 aviões A320neo e A321neo a empresa de leasing

A construtora aeronáutica europeia Airbus anunciou na manhã desta quarta-feira, dia 16 de novembro, que recebeu uma encomenda de 430 aeronaves da gama A320neo (273 A320neo e 157 A321neo) por parte do fundo de investimentos norte-americano Indigo Partners, especializado em aluguer de aviões.

O anúncio foi feito no terceiro dia do Dubai Air Show, a mais importante feita de aviação do Médio Oriente, numa ocasião em que já se apontava para um fracasso da força de vendas da construtora europeia, face à sua rival de sempre, a norte-americana Boeing (LINK notícia relacionada).

 

A encomenda de 430 aeronaves, cujo valor de catálogo atinge os 49,5 mil milhões de dólares norte-americanos (cerca de 42 mil milhões de euros) destina-se à modernização das frotas de quatro companhias de baixo custo, três situadas na América e outra na Europa.

Segundo o comunicado da Airbus, o fundo Indigo Partners, que é liderado e controlado pelo empresário Bill Franke, encomendou os aviões para depois os alugar e distribuir da seguinte maneira:

 

  • Frontier Airlines, EUA – 100 A320neo e 34 A321neo
  • JetSMART, Chile – 56 A320neo e 14 A321neo
  • Volaris, México – 46 A320neo e 34 A321neo
  • Wizz Air, Hungria – 72 A320neo e 72 A321neo

 

Trata-se da maior encomenda de aviões, num único lote, feita em toda a sua existência à Airbus.

 

Na cerimónia desta quarta-feira, estiveram presentes na conferência de imprensa, na qual foi formalizado contrato, o empresário Bill Franke, que lidera e controla o fundo Indigo Partners, e John Leahy, diretor comercial da Airbus Aviação Comercial, que assinou uma das suas vendas ao serviço da construtora europeia, pois irá sair dentro de semanas. Ao longo da sua atividade na Airbus estima-se que tenha liderado as negociações e sido responsável pela venda de 15.000 aeronaves de fabrico europeu.

Presentes na cerimónia estiveram ainda os presidentes executivos da quatro companhias aéreas envolvidas no negócio: Enrique Beltranena, da Volaris; Barry Biffle, da Frontier Airlines; Estuardo Ortiz, da JetSMART; e József Váradi, da Wizz Air.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica