A associação de companhias aéreas ‘Airlines for Europe’ (A4E) congratulou-se nesta terça-feira, dia 3 de dezembro, com a recente decisão dos ministros dos Transportes da União Europeia (UE) de atualizar o atual regulamento do ‘Céu Único Europeu’, que está bloqueado desde 2013. Essa decisão ajudará a aviação a atingir as suas metas ambientais e continuará a fornecer conectividade rápida e fácil para a Europa e para os seus cidadãos”, destaca um comunicado da A4E distribuído em Bruxelas, sede da associação.
“Congratulamo-nos com o acordo de ontem de avançar nesta importante atualização do regulamento do Céu Único Europeu, que estava atrasado. Ao solicitar uma análise da Comissão Europeia sobre o impacto das novas medidas propostas, corremos o risco de atrasar ainda mais a atualização do regulamento”, afirmou Thomas Reynaert, diretor-geral da ‘Airlines for Europe’.
“Esperamos trabalhar com as instituições da UE para finalizar rapidamente o novo regulamento, para que as mudanças necessárias possam acontecer até 2024, quando o atual período de referência (PR3) do regulamento económico existente terminar. Enquanto isso, também esperamos que os ministros resolvam a capacidade de gestão dos sistemas e redes de controlo de tráfego aéreo da Europa e a escassez de pessoal para garantir uma completa proteção futura desses sistemas ”, acrescentou Reynaert.
O tráfego global de passageiros deverá dobrar até 2037. A aceitação desse crescimento, ao mesmo tempo em que aborda seus impactos ambientais e sociais, é um grande desafio para a indústria e os governos europeus no segmento do transporte aéreo. Exigirá a introdução de novas tecnologias, regulamentação harmonizada e infraestrutura adequada.
Lançada em 2016, a Airlines for Europe (A4E) é a maior associação de companhias aéreas da Europa, com sede em Bruxelas. A organização defende, em nome de seus membros, uma estratégia conjunta que ajude a moldar a política de aviação da UE em benefício dos consumidores, garantindo um mercado de transporte aéreo seguro e competitivo.
Com mais de 700 milhões de passageiros transportados a cada ano, os membros da A4E respondem por mais de 70% das viagens do continente, operando mais de 2.900 aeronaves e gerando mais de 110 mil milhões (bilhões no Brasil) de euros de faturação anual.
As companhias membros com atividades de carga aérea e correio transportam mais de cinco milhões de toneladas de mercadorias por ano para mais de 360 destinos, tanto por cargueiros quanto por aeronaves de passageiros.
Os membros atuais incluem Aegean, Air Baltic, Air France-KLM, Cargolux, EasyJet, Finnair, Icelandair, International Airlines Group (IAG), Jet2.com, Grupo Lufthansa, Norwegian, Ryanair, TAP Air Portugal, Smartwings e Volotea.