O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma garantia estatal de 150 milhões de euros à empresa ‘Volocopter’, que está a desenvolver veículos voadores que poderão funcionar como táxis nas cidades alemãs.
Os planos, revelados neste fim de semana pela revista ‘Der Spiegel’, preveem que o apoio seja concedido conjuntamente pelo governo central e pelo estado federado da Baviera.
O estado federado de Baden-Württenberg, onde está localizada a sede da ‘Volocopter’, rejeitou apoiar o projeto de táxis voadores por considerar que é economicamente arriscado.
Segundo os dados agora avançados, a ‘Volocopter’ poderia receber em abril a injeção de capital fresco, respaldado pela garantia estatal, com a ‘Der Spiegel’ a lembrar que a auditoria da PwC alertou para os riscos de investir na empresa.
A ‘Volocopter’ pediu apoio ao estado federado de Baden-Württenberg em 2023, que recusou participar após analisar o projeto.
O Ministério dos Transportes respondeu a questões do ‘Der Spiegel’, afirmando que “existe um grande interesse da política de transportes em tornar acessível esta forma de mobilidade”.
A ‘Volocopter’ poderia receber ainda antes do verão uma autorização provisória para os voos comerciais.