Alerta à navegação aérea devido à erupção vulcânica na ilha do Fogo (Cabo Verde)

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

As autoridades aeronáuticas da República de Cabo Verde lançaram esta manhã um alerta às companhias aéreas que sobrevoam espaço aéreo do arquipélago para estarem atentas à evolução do vulcão da ilha do Fogo que esta manhã, pelas 10h00 locais, entrou em erupção.

Desde a madrugada que as ameaças persistiam, tendo sido sentido pelas 09h00 um tremor de terra maior que levou ao alerta geral. Neste momento, em terra, as autoridades estão a tratar da evacuação da população que está em perigo, sobretudo na localidade do Chão das Caldeiras, onde o vulcão rebentou em dois pontos. Nesta zona e nas circundantes, que sugerem algum perigo, estima-se que vivam cerca de 1.000 pessoas.

A ilha do Fogo não tinha qualquer tráfego aéreo previsto para hoje, domingo, dia 23 de Novembro, no aeródromo local, onde apenas aterram voos inter-ilhas.

A última erupção ocorreu em 1995, mas um geofísico cabo-verdiano ligado aos serviços nacionais de proteção civil, em declarações à Rádio Nacional de Cabo Verde (RCV), indicou esta manhã que os dados disponíveis apontam para que o incidente possa ter proporções idênticas às da erupção registada em 1951, a mais grave das últimas décadas.

A lava, segundo fontes locais ouvidas pela RCV, está a sair pela vertente sul, onde a estrada principal que liga a freguesia do Chão das Caldeiras já está cortada, com a população a sair pela vertente norte, em direção a Mosteiros.

A última grande erupção do vulcão da ilha do Fogo, começou na noite do dia 2 de Abril de 1995, 44 anos após a actividade vulcânica que durara três meses. os vulcões na ilha são conhecidos desde o tempo das Descobertas Portuguesas, por volta da segunda metade do século XV, facto que sugeriu o nome de baptismo da ilha cabo-verdiana.

  • No mapa que a seguir publicamos está assinalada a ilha do Fogo, onde desde a manhã de hoje, domingo, dia 23 de Novembro, ocorre uma erupção vulcânica.

Vucão ilha do Fogo mapa

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...