Bem-vindo, !|Sair

Alerta à navegação aérea devido à erupção vulcânica na ilha do Fogo (Cabo Verde)

As autoridades aeronáuticas da República de Cabo Verde lançaram esta manhã um alerta às companhias aéreas que sobrevoam espaço aéreo do arquipélago para estarem atentas à evolução do vulcão da ilha do Fogo que esta manhã, pelas 10h00 locais, entrou em erupção.

Desde a madrugada que as ameaças persistiam, tendo sido sentido pelas 09h00 um tremor de terra maior que levou ao alerta geral. Neste momento, em terra, as autoridades estão a tratar da evacuação da população que está em perigo, sobretudo na localidade do Chão das Caldeiras, onde o vulcão rebentou em dois pontos. Nesta zona e nas circundantes, que sugerem algum perigo, estima-se que vivam cerca de 1.000 pessoas.

A ilha do Fogo não tinha qualquer tráfego aéreo previsto para hoje, domingo, dia 23 de Novembro, no aeródromo local, onde apenas aterram voos inter-ilhas.

A última erupção ocorreu em 1995, mas um geofísico cabo-verdiano ligado aos serviços nacionais de proteção civil, em declarações à Rádio Nacional de Cabo Verde (RCV), indicou esta manhã que os dados disponíveis apontam para que o incidente possa ter proporções idênticas às da erupção registada em 1951, a mais grave das últimas décadas.

A lava, segundo fontes locais ouvidas pela RCV, está a sair pela vertente sul, onde a estrada principal que liga a freguesia do Chão das Caldeiras já está cortada, com a população a sair pela vertente norte, em direção a Mosteiros.

A última grande erupção do vulcão da ilha do Fogo, começou na noite do dia 2 de Abril de 1995, 44 anos após a actividade vulcânica que durara três meses. os vulcões na ilha são conhecidos desde o tempo das Descobertas Portuguesas, por volta da segunda metade do século XV, facto que sugeriu o nome de baptismo da ilha cabo-verdiana.

  • No mapa que a seguir publicamos está assinalada a ilha do Fogo, onde desde a manhã de hoje, domingo, dia 23 de Novembro, ocorre uma erupção vulcânica.

Vucão ilha do Fogo mapa

 

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica