Ampliação de taxiway no Aeroporto do Porto custa 31 milhões de euros

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

As obras de renovação e ampliação do caminho de circulação/taxiway Fox no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto, no norte de Portugal, foram concluídas no final do mês de outubro, anunciou nesta quarta-feira, dia 10 de novembro, a ANA Aeroportos de Portugal.
O melhoramento acrescentou 1.300 metros de extensão ao caminho de circulação paralelo à pista, incluindo um desvio que permitirá uma melhor sequência de descolagens e uma saída rápida da pista de 300 metros. Durante estas obras, foram reabilitados 600 metros do taxiway e instalada nova sinalização operacional, utilizando mais de 200 km de cabos elétricos.

Este investimento, de cerca de 31 milhões de euros, da ANA/VINCI Airports, representa uma melhoria operacional fundamental, com impacto positivo imediato para as companhias aéreas e passageiros. Este novo caminho de circulação de aeronaves irá melhorar a eficiência e a capacidade do aeroporto do Porto e consequentemente reforçar a sua importância na região e no país como catalisador do desenvolvimento económico.

A expansão do taxiway permite ao aeroporto do Porto manter o seu trajeto de crescimento sustentado no futuro. No período anterior à crise pandémica, o aeroporto do Porto atingiu consistentemente níveis elevados de crescimento do tráfego de passageiros e está hoje entre os melhores aeroportos a recuperar em Portugal, com mais de 60% do tráfego que registou em 2019 já recuperado e 76 destinos operados no passado Verão IATA.

As obras agora concluídas fazem parte da estratégia da ANA/VINCI para a modernização do aeroporto do Porto, cujos investimentos já incluíram a remodelação da área comercial, uma nova área de rastreio de segurança utilizando tecnologia de ponta e a inovação aplicada à melhoria da experiência dos passageiros, como as recentes parcerias com universidades para desenvolver soluções robóticas para limpeza e desinfeção e o investimento em soluções biométricas no registo e embarque de passageiros.

Este investimento e estratégia contínuos têm merecido um forte reconhecimento da indústria, como a recente menção do aeroporto do Porto como ‘altamente recomendado’ nos prémios ACI Europe Awards 2021. Em 2020, o Airports Council International distinguiu o Aeroporto do Porto como ‘Melhor Aeroporto Europeu na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros’. O aeroporto do Porto recebeu também recentemente o selo ‘Clean and Safe’ do Turismo de Portugal, renovado este ano, e foi certificado pelo Bureau Veritas que aprova as medidas sanitárias implementadas pelos Aeroportos VINCI.

Thierry Ligonnière, presidente executivo da ANA Aeroportos de Portugal, afirma, em comunicado, que “este investimento permitir-nos-á aproveitar ao máximo, e nas melhores condições, a esperada retoma do tráfego aéreo. Com esta melhoria, o aeroporto do Porto irá consolidar a sua posição como o principal aeroporto do noroeste da Península Ibérica, permanecendo uma referência em termos de conectividade e qualidade de serviço. Os aeroportos ANA/VINCI, estão profundamente empenhados na sustentabilidade ambiental dos seus projetos e atividade. Acreditamos que a extensão deste taxiway será mais um bom exemplo da nossa capacidade de contribuir para o desenvolvimento económico sustentável das regiões que servimos”.

 

  • LINK notícia relacionada
  • Informações divulgadas pela ANA Aeroportos de Portugal

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...