An-12 com armas para o Bangladesh cai na Grécia – Morreram os oito tripulantes

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião de carga Antonov, que transportava material militar com destino ao Bangladesh, despenhou-se sobre território da Grécia no sábado, dia 16 de julho, pelas 23h00 locais, declarou o ministro da Defesa sérvio. No desastre morreram todos os oito tripulantes.

O avião, um Antonov An-12, matrícula UR-CIC, propriedade da companhia ucraniana Meridian Aviation, transportava 11,5 toneladas de armamento, indicou nesta segunda-feira, dia 19 de julho, o ministro Nebojsa Stefanovic.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano confirmou a identidade das oito vítimas, todas ucranianas. “A causa preliminar do acidente é a falha de um dos motores”, declarou um porta-voz, Oleg Nikolenko, no ‘Facebook’.

Denys Bohdanovytch, diretor-geral da Meridian, afirmou igualmente ao canal de televisão alemão ‘Deutsche Welle’ que todos os membros da tripulação eram ucranianos.

O ministro da Defesa sérvio afirmou que o fornecimento de armas tinha sido acordado com o Ministério da Defesa do Bangladesh “em conformidade com as regras internacionais”.

“Infelizmente, alguns ‘media’ especularam que o avião transportava armas destinadas à Ucrânia, mas é totalmente falso”, acrescentou, em conferência de imprensa.

O Governo do Bangladesh confirmou que era o destino de chegada deste carregamento, “obuses de morteiro de treino comprados na Sérvia para o exército e a guarda fronteiriça do Bangladesh”, segundo o gabinete de relações públicas do exército.

Os vídeos partilhados por testemunhas nas redes sociais mostraram imagens do avião com uma bola de fogo antes de cair no solo. Imagens posteriores identificam os destroços calcinados da aeronave.

Os habitantes locais foram proibidos de se deslocarem para a zona do acidente até à limpeza dos destroços e das munições que não explodiram.

A aeronave tinha 51 anos de serviço e tinha partido do Aeroporto de Nis, no sul da Sérvia com destino ao Aeroporto de de Daca, na capital do Bangladesh. Faria três escalas para reabastecimento durante o percurso. A primeira seria em Amã, na Jordânia, seguindo-se Riade (Arábia Saudita) e Ahmedabad (Índia).

 

  • Na imagem de abertura vemos o avião que se despenhou na Grécia com um carregamento de armas com destino ao Bangladesh. Foto © Loredana Cioclei/Jetphotos obtida em maio passado no Aeroporto de Bucareste, na Roménia.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Governo Português envia avião da TAP com ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul

O Governo português vai enviar, na próxima terça-feira, dia...

GOL e AZUL anunciam acordo de ‘codeshare’ que vigorará a partir do final de junho

As companhias aéreas brasileiras GOL e Azul anunciam nesta...

SATA Air Açores transportou doentes do Hospital de Ponta Delgada que estavam na Madeira

A SATA Air Açores realizou nesta quarta-feira, dia 22...