ANA Aeroportos apoia reflorestação da ilha do Porto Santo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A ANA – Aeroportos de Portugal (Grupo Vinci Airports) e o Governo Regional da Madeira formalizaram nesta sexta-feira, dia 12 de novembro, o protocolo para a plantação de árvores na Ilha do Porto Santo, e visitaram os terrenos concedidos pelo IFCN – Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza para a plantação de quinhentas árvores em 2021, onde foram colocadas as primeiras plantas.

Esta ação contou com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, da secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, do presidente do Conselho de Administração da ANA, José Luis Arnaut, e do presidente da Comissão Executiva da ANA, Thierry Ligonnière.

Thierry Ligonnière, presidente da Comissão Executiva da ANA Aeroportos de Portugal, à esquerda na imagem, ouve explicações do presidente da Comissão Diretiva do Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza (IFCN) da Madeira, Manuel Filipe, sobre o Plano de Reflorestação da ilha do Porto Santo, do qual a empresa aeroportuária é parceira.

As iniciativas de reflorestação fazem parte das prioridades e compromissos da VINCI Airports para alcançar a neutralidade carbónica da sua rede de aeroportos europeus até 2050. A ANA-VINCI Airports apoia o projeto do Governo Regional da Madeira para a Reflorestação da Ilha do Porto Santo. Um projeto que promove a biodiversidade e a melhoria da gestão dos recursos hídricos na ilha e irá igualmente potenciar a compensação local das emissões de carbono residuais do aeroporto, num valor de sequestro estimado de 3.040 toneladas de CO2. Estima-se que este valor irá compensar a totalidade das emissões de carbono do aeroporto do Porto Santo, contribuindo ainda para a compensação de mais de metade das emissões associadas ao aeroporto da Madeira.

A ANA Aeroportos e o Governo Regional da Madeira comprometeram-se a plantar mil árvores até 2026 na ilha do Porto Santo.

Durante os próximos cinco anos, a ANA – Aeroportos de Portugal, concessionária dos Aeroportos da Madeira (ilhas da Madeira e do Porto Santo) assegurará a manutenção da área florestada, à qual será acrescentada a plantação anual de mais 100 árvores, num total de 1.000 árvores plantadas até 2026. A ação assentará na plantação de espécies endémicas da Madeira, designadamente a faia das ilhas (Myrica faya) e o barbusano (Apollonias barbujana).

 

Projeto contribui para os objetivos ambientais do grupo VINCI e para a proximidade com as comunidades envolventes dos aeroportos da rede

 

A ANA/VINCI assume, através da operação e investimento no aeroporto do Porto Santo, um papel relevante na atividade económica e no desenvolvimento sustentado da ilha e com esta iniciativa ‘Juntos, plantamos o futuro’, a ANA/VINCI contribui para os trabalhos de reflorestação iniciados há mais de um século na ilha, em alinhamento com a estratégia para a Neutralidade de Carbono e os objetivos e metas estabelecidos para a proteção da biodiversidade.

Thierry Ligonnière, presidente da Comissão Executiva da ANA Aeroportos de Portugal, salientou a importância desta ação que “terá um impacto direto importante no futuro. Todas as iniciativas ambientais são relevantes, mas no caso específico desta ilha, a reflorestação é urgente e fundamental para obter recursos tão críticos como a água. É com grande entusiasmo que iniciamos as ações de reflorestação no Porto Santo, assumindo com iniciativas concretas o compromisso do grupo VINCI para a descarbonização, promovendo uma mobilidade positiva”.

 

A ilha do Porto Santo faz parte do arquipélago da Madeira e, administrativamente, está integrada na Região Autónoma da Madeira (Portugal). Está situada em pleno Oceano Atlântico, a cerca de 1.000 quilómetros do continente europeu (01h30 de voo desde Lisboa) e a 500 quilómetros da costa africana. A ilha foi eleita em 2020 como Reserva da Biosfera e a intenção é torná-la numa Ilha Verde, livre de emissões de gases com efeito de estufa. A reflorestação do Porto Santo, formalmente iniciada há cem anos, continua a ser um objetivo muito relevante para o Governo Regional da Madeira.

 

  • Com informações e fotos da ANA – Aeroportos de Portugal

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...