A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil anunciou nesta segunda-feira, dia 15 de agosto, que está a apoiar e orientar a Agência de Aviação Civil (AAC) de Cabo Verde no processo de certificação operacional da aeronave Embraer ERJ 190, de fabrico brasileiro, que foi adquirida pela companhia BestFly Cabo Verde.
Um comunicado da ANAC refere que nesta missão de cooperação internacional, as duas autoridades de aviação civil buscam consolidar a parceria técnica em regulação aeronáutica e ampliar o mercado para aeronaves produzidas no Brasil.
Desde a primeira semana do mês de junho e entre 26 de julho e esta segunda-feira, 15 de agosto, atividades de inspeção de treino de voo e certificação de inclusão de novo modelo de aeronave integraram o processo de certificação do ERJ 190 na Cidade da Praia, ilha de Santiago, em Cabo Verde, e na cidade de Amesterdão, nos Países Baixos.
Felipe Gomes Barros, inspetor da ANAC/Brasil, acompanhou todas as atividades de inspeção e certificação realizadas nos dois países.
A ANAC vem aprofundando seu relacionamento com as autoridades de aviação civil dos países lusófonos, como Cabo Verde, que integram a Comunidade de Autoridades de Aviação Civil Lusófonas (CAACL).
“A missão em Cabo Verde e Países Baixos integra uma agenda bilateral com diversas autoridades de aviação civil para a conclusão de acordos de reconhecimento mútuo de certificação”, conclui o comunicado da entidade reguladora brasileira.