A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) de Portugal está a realizar sessões de esclarecimento em várias cidades do país sobre o regulamento que estabelece as condições de operação aplicáveis à utilização do espaço aéreo pelos sistemas de aeronaves civis pilotadas remotamente, vulgarmente denominadas por ‘drones’.
A campanha ‘VOA NA BOA’ foi para a estrada no dia 18 de janeiro e depois das sessões em Bragança, Vila Real, Braga, Viseu, Coimbra, Lisboa e Madeira tem a próxima paragem prevista para o Porto, no dia 9 de fevereiro. Oportunamente serão divulgadas as ações em Leiria, Beja, Faro e Açores.
O objetivo da ANAC, refere uma nota informativa divulgada pela entidade, é contactar com os utilizadores dos ‘drones’ em geral, bem como autoridades civis, aeródromos, empresas e estabelecimentos de ensino, entre outros interlocutores relevantes, para que todos possam esclarecer dúvidas sobre o novo regulamento que enquadra o uso do espaço aéreo por esses equipamentos e como estes podem conviver com as aeronaves tripuladas de modo a evitar incidentes/acidentes que comprometam a segurança da navegação aérea e de pessoas e bens à superfície.