A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil entregou na última semana, duas novas certificações de aeronaves. A primeira, foi para o modelo G650 da construtora norte-americana Gulfstream. A segunda para o modelo Q400 da construtora canadiana Bombardier. O documento garante a comercialização das aeronaves no país. Os certificados foram entregues na ANAC, em São José dos Campos, pelo Superintendente de Aeronavegabilidade, Dino Ishikura.
Os processos de certificação levaram 13 e 12 meses respectivamente. Ao todo, 16 técnicos da ANAC estiveram envolvidos nos projetos. Entre as dificuldades apontadas para a conclusão dos trabalhos, eles elencaram a consulta de documentos antigos em formato impresso da aeronave da Bombardier. Além de diversos vídeos conferências realizados entre os técnicos da agência e a Gulfstream.
O novo modelo da Gulfstream (nossa imagem) é um jato executivo de longo alcance, para até 18 pessoas. A aeronave pode atingir uma velocidade mach 0,92 com alcance de 13.890 km, o que lhe dá autonomia de voo entre Buenos Aires e Londres. Já o modelo da Bombardier é um turbo hélice com capacidade de transportar até 86 passageiros. A expectativa é que companhias aéreas brasileiras possam adquirir os novos modelos para as operações de voos regionais.
Esta é a sétima certificação de aeronave emitida pela ANAC este ano no Brasil. No começo do mês de Agosto, a agência certificou o modelo A350-900 da Airbus, já adquirido pelas companhias TAM Linhas Aéreas e