Angola e São Tomé e Príncipe assinam acordo de isenção de vistos entre países

Angolanos e são-tomenses vão poder passar a viajar para ambos os países sem necessitarem de visto, no âmbito de um acordo assinado nesta segunda-feira, dia 21 de dezembro, entre Luanda e São Tomé, anunciou em Luanda o Ministério das Relações Exteriores de Angola.

O Acordo sobre Isenção de Vistos em Passaportes Diplomáticos, de Serviço e Ordinários foi rubricado, em Luanda, pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e pela chefe da diplomacia são-tomense, Edite Tem Jua, que chegou no domingo a Luanda, sendo portadora de uma mensagem do chefe de Estado de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, para o seu homólogo angolano, João Lourenço.

Na sua intervenção, Téte António considerou que os dois países escreveram mais uma “página em letras de ouro da história dos laços existentes”, incluindo os de consanguinidade que unem os dois povos.

O chefe da diplomacia angolana realçou que as relações de amizade e de cooperação entre os dois países estão assentes em fatores políticos, históricos, culturais e geográficos, formalizados em 1978 através do Acordo Geral de Amizade e de Cooperação e da Comissão Mista Bilateral, criada em 1980.

Segundo Téte António, estes instrumentos jurídicos permitiram a celebração de pelo menos 26 acordos setoriais, cuja execução efetiva está no entanto aquém das expetativas iniciais.

“Assim, estou convicto que esta visita de vossa excelência poderá contribuir para a redinamização da cooperação entre Angola e São Tomé e Príncipe e introduzirá uma nova dinâmica para o desenvolvimento das áreas de interesse mútuo, já identificadas no Processo Verbal, assinado em São Tomé, em maio de 2019, que testemunha a vontade dos nossos dois países de reforçar as linhas gerais de cooperação bilateral, que correspondem à nova estratégia de cooperação”, referiu.

 

  • Na imagem de abertura: Aeroporto da ilha de São Tomé, na República Democrática de São Tomé e Príncipe.

 

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica