O governo da República de Angola aprovou uma garantia de 118 milhões de dólares para que a transportadora aérea de bandeira, a TAAG – Linhas Aéreas de Angola, possa comprar os novos aviões que serão utilizados, já durante este ano, nas ligações regionais no interior do País e para países limítrofes.
A garantia do Estado visa possibilitar o acordo de financiamento para que a TAAG possa adquirir seis aviões De Havilland Dash 8 Q400, “no âmbito da reestruturação e diversificação” da sua frota de aeronaves.
O acordo será celebrado entre a TAAG e o sindicato bancário representado pelo ABSA Bank Limited. A data do diploma que autoriza a garantia estatal é de 1 de abril.
Os aviões foram encomendados pela companhia angolana em Junho de 2019, durante o ‘Paris Airshow’, um das mais importantes eventos do setor aeronáutico que se realiza anualmente alternando Paris (França) e Farnborough, nos arredores da cidade de Londres (Reino Unido).
Os turbo-hélices encomendados pela TAAG podem transportar 72 passageiros e têm uma autonomia de voo de 2.000 quilómetros e uma velocidade de 666 quilómetros por hora.
Em agosto de 2019, o presidente da Comissão Executiva da TAAG, Rui Carreira, disse que a companhia iria receber os seis aviões do modelo Dash 8 Q400 entre janeiro e fevereiro de 2020, tendo declarado mais tarde que os primeiros chegariam até metade do ano em curso.
Rui Carreira disse ainda que os novos aparelhos, com um custo unitário entre 34 milhões e 38 milhões de dólares, iriam servir as ligações provinciais e regionais.