Governo de Timor-Leste suspende todos os voos comerciais para o País

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Governo da República Democrática de Timor-Leste anunciou na sexta-feira, dia 3 de abril, a suspensão temporária, mas por tempo indefinido, de todos os voos comerciais que utilizam o Aeroporto de Díli, como medida preventiva para reduzir o risco de contágios dda pandemia de covid-19.

A decisão, que entra em vigor a partir deste sábado, dia 4, não abrange “voos de emergência e outros voos essenciais”, mas impede a realização de qualquer dos voos comerciais para e da capital timorense.

A decisão foi anunciada pelo presidente interino da Autoridade de Aviação Civil de Timor-Leste (AACTL), Eusébio Freitas, numa carta enviada a todos os operadores aéreos.

Na carta, a AACTL informa que a medida se deve ao atual estado de emergência e à vontade de prevenir o contágio pela covid-19, “sendo uma fonte de alto risco o movimento de passageiros para o território através de operações aéreas”.

“Como tal a AACTL pretende suspender temporariamente as operações comerciais internacionais até notificação em contrário”, refere.

A medida abrange os voos entre Díli e Denpasar e entre Díli e Kupang (ambas na Indonésia), a ligação entre Díli e Singapura e os voos entre a capital timorense e a cidade australiana de Darwin.

A medida reverte uma decisão anunciada a 30 de março pelo presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Aviação Civil de Timor-Leste (ANATL), Romualdo da Silva, que disse que iam ser autorizados um voo semanal a cada companhia.

Além disso ocorre depois do Conselho de Ministros ter debatido, na quarta-feira, um acordo com a empresa AirNorth para a realização de pelos menos três voos semanais, segundo disse à agência de notícias ‘Lusa’ uma fonte do executivo timorense.

Foram ainda suspensos todos os voos domésticos o que deixa isolada a comunidade do enclave de Oecusse, já que foram suspensas as ligações marítimas entre a região e a capital.

Com a aplicação desde medida, Timor-Leste fica assim isolado, já que está proibida a entrada de cidadãos estrangeiros na Indonésia, mesmo por terra.

Na quarta-feira o porta-voz do Centro Integrado de Gestão de Crise, Rui Araújo, disse que já entraram no país cerca de 2.500 timorenses de um número estimado de até 9.000 que estavam na Indonésia e que estão ainda por regressar muitos timorenses na Austrália, a maioria em programas de trabalho sazonal.

Timor-Leste tem até esta sexta-feira, dia 3 de abril, um caso confirmado de covid-19 e está em estado de emergência desde sábado, dia 28 de março.

 

  • Mais notícias sobre a pandemia do Novo Coronavírus/Covid-19 – LINK

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Greve dos controladores em França cancela quase 90 voos nos aeroportos portugueses

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França...

LAM pretende resolver proibição das autoridades portuguesas ao transporte de carga oriunda da Moçambique

O gestor responsável pela reestruturação da LAM – Linhas...

Transavia aumenta capacidade de voos de Portugal para França e Países Baixos no próximo Inverno

A companhia franco-neerlandesa Transavia abriu as vendas do seu...

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...