Aproximação muito instável antecedeu acidente com o Phenom de família de Bin Laden

“Concurso Newsavia Voefloripa
Os investigadores determinaram que o Embraer Phenom 300 aterrou longo e ultrapassou a pista de Blackbushe após uma aproximação instável e a velocidade elevada que envolveu um conflito com um avião microlight. O jacto executivo registado na Arábia Saudita já tinha percorrido dois terços da descida para a pista 25, de 1059 metros, antes de tocar no solo à velocidade de 134 nós (248 km/h). A análise do ramo de investigação de acidentes aéreos do Reino Unido indicou que o avião precisaria de, pelo menos, 616 metros para parar, mas aterrou apenas a 438 metros do final da pista, dos quais apenas 349 metros eram parte da distância disponível declarada.

O avião ultrapassou a cabeceira e embateu contra uma barreira de terra, que arrancou o trem de aterragem dianteiro, antes de o jacto ter descolado novamente por breves instantes e colidir com diversos carros estacionados cerca de 70 metros após o final da pista. Nenhum dos quatro ocupantes – um piloto e três passageiros – sobreviveu ao impacto e ao fogo subsequente. Os investigadores apenas divulgaram um relatório preliminar do acidente ocorrido no dia 31 de Julho, mas os dados indicam que o avião efectuou uma aproximação rápida e instável, com uma elevada razão de descida, apesar de uma série de avisos de ground-proximity. O inquérito inicial refere que o Phenom encontrou um avião microlight quando voava na perna de descida para a aproximação, a cerca de 1000 pés de altitude (304,8 m). Subiu ligeiramente para ultrapassar o mictrolight e a tripulação recebeu um aviso de collision-avoidance avisando o Phenom para descer. O jacto começou então a descer à razão de 3000 pés (914,4 m) por minuto em direcção à pista 25. Seis avisos de ground-proximity soaram, mas o piloto não “borregou”. Os investigadores prosseguem com a investigação e não chegaram ainda a nenhuma conclusão. A aproximação foi realizada durante o dia e com bom tempo.

1 Comments

  1. Avatar

    O jato está homologado para um piloto. Acredito que deva voltar atrás e colocar 2 pilotos. Houve falha/erro de um só piloto.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica