A companhia aérea panafricana ASKY Airlines, que tem sede na República do Togo, e que resulta de uma parceria estratégica deste país com a Ethiopian Airlines, realiza nesta quarta-feira, dia 2 de agosto, o voo inaugural na rota Lomé-Luanda.
A chegada do avião à capital angolana está prevista para as 18h00 locais, e está programada uma cerimónia protocolar no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, que contará com a participação de vários ministros do Governo da República de Angola.
A ASKY voa presentemente para 26 cidades em 24 países africanos, incluindo Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. A nova rota para Angola reforça a expansão da companhia para os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e a ligação destes ao Aeroporto Internacional de Lomé/Gnassingbé Eyadéma, um dos hubs mais importantes da África Ocidental e Central.
A ASKY, que foi fundada em 2008, começou a voar em 2010. Tem presentemente 13 aviões Boeing 737-800 e deverá receber nas próximas semanas mais dois aviões Boeing 737 MAX 8 (maqueta na imagem de abertura). A empresa tem como objetivo “desenvolver uma forte rede de transporte aéreo no continente, capaz de promover o desenvolvimento turístico, económico e a integração regional”.