ATR 42-500 da Total aterra de emergência depois de embater em animal na pista de partida

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião ATR 42-500 (matrícula PR-TKB, número de série 610) da companhia aérea brasileira ‘TOTAL – Linhas Aéreas’ fez ontem à noite uma aterragem de emergência no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, depois de ter colidido com um animal na pista do aeródromo de Urucu, em Coari, também no Estado do Amazonas, de onde tinha descolado com 49 pessoas a bordo (45 passageiros e quatro tripulantes).

Em Manaus estava tudo preparado para uma aterragem/pouso difícil. A tripulação cumpriu todos os procedimentos previstos para casos de emergência, como este, e teve uma aterragem normal, sem quaisquer incidentes para os ocupantes, que desembarcaram normalmente no Terminal 2 do aeroporto da capital amazónica.

Segundo fontes do Corpo de Bombeiros que junto com os serviços médicos de emergência (SAMU) montou toda a operação de segurança no aeroporto de Manaus para receber o avião em emergência, o ATR da Total apresenta uma avaria no trem de pouso, devido ao embate com um animal que se julga corpulento, na pista de Urucu, tendo aterrado com um pneu furado. As mesmas fontes disseram à rede televisiva ‘Globo’ que o avião esteve a sobrevoar a zona do aeroporto, a fim de gastar combustível, e assim minimizar eventuais efeitos de incêndio.

Os passageiros relataram à rede ‘Globo’ (G1) que não há cerca na pista do terminal em Urucu, o que facilita o acesso de animais, e destacaram o trabalho da tripulação, nomeadamente “a tranquilidade que o piloto passou para os passageiros” durante as manobras de aterragem no aeroporto de destino.

Este avião fazia um voo fretado de Urucu, onde está uma das da plataforma petrolíferas exploradas pela Petrobrás, com trabalhadores da empresa. A Total Linhas Aéreas hoje dedica-se quanse exclusivamente ao transporte de trabalhadores da petrolífera brasileira, tendo ainda uma divisão de aviões cargueiros que trabalham para os Correios do Brasil, no transporte de correio aéreo e outras mercadorias.

 

  • Imagem obtida ontem à noite no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, após a aterragem em segurança do ATR 42-500 da Total – Linhas Aéreas. – Foto: Corpo de Bombeiros Aeroportuários/Manaus

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...