Aviação doméstica no Brasil recua pelo quarto mês seguido

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

Depois de apurar quedas de 0,6%, 0,8% e 5,7% nos passados meses de agosto, setembro e outubro, respectivamente, a retração da demanda da aviação doméstica no Brasil acentuou-se em novembro e atingiu 7,9% em relação ao mesmo mês de 2014.

A indústria segue tentando ajustar a oferta ao volume atual de procura por transporte aéreo, tendo sido reduzida, em igual base de comparação, em 3,9% em novembro, anunciou a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR).

Uma vez que a demanda caiu mais do que a oferta, o fator de aproveitamento3 das operações perdeu 3,4 pontos percentuais, ficando em 77,91% no mês. Foram registadas 7,7 milhões de viagens domésticas em novembro, total 5% inferior ao do mesmo mês de 2014. Mais grave do que as variações negativas no mês, é o fato das estatísticas estarem a recuar a níveis iguais ou inferiores a 2013.

“Os dados mostram que estamos começando a perder praticamente três anos de trabalho, recuando aos níveis de 2013”, afirma o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz.

 

 

TAM continua a liderar no mercado doméstico

Em parcelas da demanda, o mercado doméstico se dividiu assim no mês:

  • TAM – 37,12%
  • GOL – 35,27%
  • AZUL – 17,11%
  • AVIANCA – 10,51%

Os desempenhos reiteradamente negativos da segunda metade do ano estão eliminando os avanços registados no primeiro trimestre, ainda resultantes de vendas feitas em 2014 e de um cenário económico menos desfavorável. De janeiro a novembro a oferta acumula leve alta de 1,2% e, a demanda, de 1,4%. O fator de aproveitamento evolui apenas 0,2 ponto percentual, para 79,96%. A soma de passageiros transportados chega a 86,5 milhões, alta de 0,6% em relação ao mesmo período de 2014.

 

Mercado internacional cresce menos no final do ano

No mercado internacional, as taxas de crescimento registadas mês a mês têm se mostrado gradualmente menores. Nesse segmento as companhias brasileiras respondem por cerca de 30% do mercado, ficando o restante com as transportadoras estrangeiras.

“No próximo mês, quando tivermos uma base que já incorpora as operações internacionais da AZUL, que iniciou os voos ao exterior em dezembro de 2014, conseguiremos ter um retrato mais claro do que está acontecendo com essa parcela do mercado detida pelas companhias brasileiras”, ressalva Maurício Emboaba, o consultor técnico da ABEAR.

A oferta de transporte aéreo internacional nas empresas nacionais foi expandida em 11,3% em outubro quando comparada com a de um ano atrás. A demanda avançou menos, 9,8%. Como nem toda oferta adicional foi absorvida pela demanda, o fator de aproveitamento das operações recuou 1,1 ponto percentual, ficando em 79,56% no mês. Foram 584,5 mil passageiros internacionais transportados no mês, 11,7% a mais do que em novembro de 2014.

 

Destaque confortável da TAM nos voos internacionais

Em relação à demanda total, em novembro a participação das associadas ABEAR no mercado internacional ficou dividida da seguinte forma (AVIANCA teve participação inferior a 1%):

  • TAM – 79,99%
  • GOL – 12,67%
  • AZUL – 7,27%

De janeiro a novembro a oferta internacional regista expansão de 14,9%, para uma demanda que evolui 13,9%. O fator de aproveitamento acumulado, de 83,46% no período, fica 0,75 ponto percentual abaixo de igual intervalo do ano anterior. O total de passageiros transportados fica pouco acima de 6,6 milhões, alta de 14,9% sobre o acumulado de 2014.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...