Avião cargueiro cai no mar na Costa do Marfim – Quatro mortos e seis feridos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

Um avião Antonov An-26-100 da companhia Valan International Cargo Charter, matrícula ER-AVB, da Moldávia, caiu na manhã deste sábado, dia 14 de outubro, no mar, junto de uma praia, após a descolagem do Aeroporto Internacional Félix Houphouët-Boigny/Abidjan, na Costa do Marfim. A queda do aparelho provocou a morte de quatro tripulantes, todos nacionais da Moldávia, e ferimentos em quatro franceses (um civil e três militares) e dois tripulantes moldavos, que se encontram hospitalizados na capital marfinense.

O avião transportava carga para o contingente militar francês que se encontra estacionado no continente africano, no âmbito da operação anti-terrorista ‘Barkhane’ nos países do Sahel, que totaliza cerca de 950 homens.

As primeiras notícias divulgadas e as fotografias difundidas mostram que o avião caiu na orla da praia, numa zona muito próxima do aeroporto, tendo ficado totalmente destruído. Testemunhas afirmam que a aeronave não conseguiu ganhar altitude suficiente para continuar viagem, num momento em que caia uma chuva torrencial. Bombeiros e socorristas do aeroporto deslocaram-se para o local do acidente onde socorreram os feridos e recolheram os corpos das vítimas. Foram também recolhidas diversos destroços do aparelho sinistrado.

O Antonov An-26 é um cargueiro muito frequente em países africanos. Avião construído no tempo da União Soviética, entre 1969 e 1986 costuma ser operado por companhias de países da Europa de Leste e tripulados por nacionais dos países que outrora constituíam o bloco comunista soviético.

A Valan International Cargo Charter é uma companhia moldava, com sede na cidade de Chisinau, que opera uma frota de três Antonov-26-100 e oito helicópteros Mi-8, toda na versão de cargueiros.

Próximo do local onde se deu o desastre na manhã deste sábado caiu no ano de 2000 um avião Airbus A310 da companhia africana Kenya Airways, a cerca de 1.500 metros da praia, depois de descolar de Abidjan. Neste acidente registaram-se 169 mortos e 10 feridos.

 

Faça parte da nossa comunidade - Descarrega já a app NewsAvia

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...