Um avião de passageiros da companhia sul-africana Airlink saiu de pista após a aterragem no Aeroporto de Pemba, na capital da província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, numa ocasião que a zona aeroportuária era fustigada por chuvas torrenciais e muito vento. O incidente, que não provocou vítimas pessoais, ocorreu pelas 14h10 locais desta quinta-feira, dia 18 de janeiro. Os ocupantes (32 passageiros e três tripulantes) da aeronave foram desembarcados com a ajuda dos bombeiros e meios de socorro em terra, por uma das portas dianteiras do aparelho.
Segundo relatos de alguns passageiros, o avião, um Embraer ERJ-135LR, matrícula ZS-SJX, despistou-se numa ocasião em que caia muita chuva, tendo ficado na cabeceira da pista atolado numa zona de terra lamacenta. Era a segunda tentativa de aterragem depois de ter abortado após uma primeira aproximação, muito agitada.
O voo 4Z204 tinha descolado na manhã desta quinta-feira, dia 18, do Aeroporto de Joanesburgo, na República da África do Sul, pelas 11h38 locais.
Entretanto os responsáveis pelo aeroporto decidiram encerrar as operações até que melhorem as condições meteorológicas e que seja removido o avião para outro local do aeroporto.
Num comunicado distribuído em Joanesburgo, a Airlink disse que após a reabertura do aeroporto será enviada uma aeronave de reserva para Pemba e uma equipa de técnicos que ajudará na recuperação da aeronave”. Segundo a companhia sul-africana, o avião terá se despistado devido à grande quantidade de água que estava sobre a pista.
- Fotos © Luis Nhachote/Rede ‘X’