Um avião da TAAG – Linhas Aéreas de Angola que fazia a ligação Luanda-Lisboa foi desviado para o aeroporto de Sevilha, em Espanha, na manhã desta segunda-feira, dia 4 de abril, devido à falha que afetou um radar do aeroporto de Lisboa, confirmou fonte da NAV – Navegação Aérea de Portugal.
“A NAV Portugal registou hoje, ao final da madrugada, pelas 05h41, uma falha no sistema de gestão de tráfego aéreo que obrigou à ativação das medidas previstas para situações desta natureza de modo a assegurar a total segurança no transporte aéreo”, lê-se num comunicado enviado à imprensa pela prestadora de serviços de navegação aérea.
A falha no sistema ocorreu num horário com pouco tráfego, apontou a NAV, ainda assim, por segurança, foi implementada uma limitação da capacidade de escoamento de tráfego, que provocou “alguns atrasos nas primeiras horas da manhã”.
Adicionalmente, conforme confirmou à agência de notícias ‘Lusa’ fonte oficial da NAV, um avião da TAAG que fazia a ligação entre a capital angolana e a portuguesa foi desviado para o aeroporto de Sevilha, em Espanha.
“Apesar da falha pontual do sistema de gestão de tráfego aéreo, os procedimentos de segurança existentes para lidar com situações semelhantes garantiram que a segurança do tráfego nunca esteve em causa”, assegurou a NAV.
O Boeing 777-300ER, matrícula D2-TEG, fazia o voo DT653. Deveria ter aterrado, em horário normal, pelas 07h10 em Lisboa. Teve de divergir para Sevilha, onde aguardou melhor oportunidade, tendo aterrado finalmente na capital portuguesa pelas 12h32 locais.