Um avião Airbus 320neo da TAP Air Portugal sofreu um ‘bird strike’ no momento em que aterrava nesta quinta-feira, dia 23 de setembro, no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira em Bissau. Todos os passageiros desembarcaram em segurança e, aparentemente, não se verificaram estragos na aeronave. O incidente ocorreu pelas 20h55 locais.
Por precaução, o comandante da aeronave, matrícula CS-TVH, que acabava de fazer o voo TP1477, decidiu solicitar uma inspeção técnica ao aparelho, pelo que foi necessário deslocar uma equipa de técnicos de Lisboa.
Assim, ao princípio da tarde desta sexta-feira, dia 24, um outro avião A320neo da TAP (matrícula CS-TVE) que realizou o voo TP1557, que partiu de Lisboa pelas 11h00 locais, com destino à ilha de São Vicente, na República de Cabo Verde, fez um desvio e aterrou na cidade de Bissau, onde desembarcou uma equipa de técnicos de manutenção aérea (TMA) da TAP que fez uma inspeção ao motor que ingeriu uma ave.
Os cerca de oitenta passageiros que deveriam embarcar na quinta-feira para Lisboa aguardaram num hotel de Bissau novas notícias sobre a retoma da viagem para a capital portuguesa, que se verificou na noite desta sexta-feira. O motor do avião foi inspeccionado, tendo o voo, desigando por TP2309, descolado de Bissau pelas 20h10 locais. Aterrou no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, pelas 03h07 locais deste sábado, dia 25 de setembro.
- Fotos © NEWSAVIA/Albano Barai.
- Notícia atualizada às 03h15 de Lisboa (02h15 UTC) de sábado, dia 25 de setembro.