Avião de transporte C-295 da FAP aterrou em Dili depois de demonstração para as autoridades de Timor-Leste

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião C-295M da Força Aérea Portuguesa (FAP) aterrou ontem, dia 15 de Fevereiro, no Aeroporto Internacional Nicolau Lobato, na cidade de Díli, na República Democrática de Timor-Leste, para uma missão de demonstração das capacidades da aeronave feita a pedido das autoridades timorenses, anunciou ontem a FAP na sua página de Facebook.

A demonstração da capacidade da aeronave em termos de vigilância e reconhecimento, busca e salvamento e controlo de pescas incluiu um voo por Timor-Leste, levando a bordo o primeiro-ministro timorense Xanana Gusmão, alguns elementos do Governo, forças de defesa e segurança timorenses e o embaixador de Portugal, Manuel Gonçalves de Jesus.

No final do voo, o primeiro-ministro Xanana Gusmão afirmou aos jornalistas que aquele tipo de aeronave responde às “preocupações” Timor-Leste. “Somos uma ilha, temos o problema dos crimes transnacionais, mas também temos obrigação de defender os nossos recursos piscatórios. Portanto, cai fantasticamente bem”, disse Xanana Gusmão citado ontem pelas agências noticiosas internacionais.

A visita do C-295 a Díli ocorre depois de uma demonstração feita em Singapura no âmbito de um protocolo celebrado entre a Força Aérea Portuguesa e a Airbus Military, em que o aparelho português e respectiva tripulação foram disponibilizados para estar na exposição estática do Salão Aeronáutico de Singapura e para percursos de demonstração que levarão o aparelho militar de registo português até a Austrália e à Nova Zelândia.

“O objectivo desta paragem é, no sentido daquilo que se passou há uma semana em Portugal onde foi estabelecido um acordo de cooperação com Timor-Leste, incentivar, valorar esse acordo e dar também o contributo da Força Aérea naquilo que for possível e demonstrar as valências e as capacidades que a Força Aérea tem e que de algum modo possam contribuir também para desenvolver a nossa cooperação com Timor”, afirmou o major-general Pedro Palhares, Director da Direção de Manutenção de Sistemas de Armas, e igualmente Director do Programa F-16/MLU da FAP, que acompanha a comitiva de militares portugueses nesta visita à República de Timor-Leste.

O C-295 pertence à Esquadra 502 da FAP que realiza missões de transporte táctico e geral, apoio logístico, vigilância marítima, busca e salvamento, evacuações médicas, bem como lançamento de tropas aerotransportadas, carga aérea e transporte de altas entidades.

A aeronave militar portuguesa saiu da Base Aérea do Montijo no passado dia 7 de Fevereiro, com destino a Heraklion, na Grécia. No dia seguinte partiu para os Emirados Árabes Unidos, tendo aterrado no Aeroporto do Abu Dhabi, onde a tripulação permaneceu uma noite. No dia 9 o C-295 da FAP aterrou no Aeroporto Internacional Ibrahim Nasir nas ilhas Maldivas. No dia 10 atravessou o Oceano Índico e no dia seguinte estava em Singapura, onde foi visitado por delegações estrangeiras que participaram no ‘Singapore Air Show’, nomeadamente da Dinamarca e do Brasil.

Ontem os militares da FAP iniciaram o périplo de demonstrações em países da Austrália e da Ocêania, conforme programado e de acordo com o programa contratado com a Airbus Military. No sítio da FAP na Internet está disponível uma página sobre esta viagens do avião de transporte militar, intitulada “A Força Aérea Portuguesa em 3 Continentes de C-295M”, que pode ser consultada através do link http://www.emfa.pt/www/pagina-034-singapura e no qual os interessados poderão saber mais sobre esta inusitada viagem, que a Força Aérea Portuguesa considera ser “demonstrativa da capacidade e empenhamento deste Ramo [das Forças Armadas] na exploração operacional da aeronave C-295M, e também do contributo técnico dos militares portugueses para o desenvolvimento de soluções inovadoras que permitiram melhorar as capacidades instaladas naquele sistema de armas”.

 

Na imagem, publicada pela FAP na sua página do Facebook, vê-se o avião C-295M estacionado no Aeroporto Internacional Nicolau Lobato, em Dili

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...