Bem-vindo, !|Sair

Avião português entrou no espaço aéreo da Finlândia durante exercício NATO

Uma aeronave militar portuguesa P-3C CUP+ entrou inadvertidamente no espaço aéreo da Finlândia, na segunda-feira, dia 1 de abril, ao final da manhã, confirmou a Força Aérea Portuguesa em comunicado distribuído neste terça-feira, em Lisboa.

O aparelho em questão está destacado na Polónia no âmbito da operação ‘Assurance Measures’ da NATO, aliança militar que integra os EUA e diversos países europeus, a que não pertence a Finlândia.

“A missão decorria no Mar Báltico, entre a Estónia e a Finlândia, quando a tripulação do P-3C CUP+ efetuou uma correção de rumo e não conseguiu evitar que o raio de volta ultrapassasse em cerca de 0,3 milhas náuticas (500 metros) o limite do espaço aéreo daquele país”, lê-se no comunicado da FAP.

“A Força Aérea lamenta o sucedido e esclarece que não se tratou de uma ação premeditada, tendo esta sido consequência de uma manobra em voo”, sublinha a força nacional.

“Esta informação foi transmitida às autoridades finlandesas”, conclui a FAP.

Este esclarecimento surge na sequência da denúncia do Ministério da Defesa da Finlândia, feita esta terça-feira, de que um avião de vigilância português violou o seu espaço aéreo.

Uma porta-voz da Defesa finlandesa, Niina Hyrsky, disse à imprensa que o incidente ocorreu na segunda-feira, às 06h00, a sudoeste da capital, Helsínquia.

 

  • Foto © André Garcez

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica