O avião Airbus A340-300 da companhia romena Legend Airlines (na imagem de abertura), que se encontrava retido no aeroporto de Vatry, a cerca de 140 quilómetros da cidade de Paris, em França, desde a passada quinta-feira (dia 21) descolou nesta segunda-feira, dia 25 de dezembro, com destino a Mumbai, na Índia, com 275 passageiros a bordo, dos 303 que chegaram do Dubai, anunciou o advogado da companhia aérea romena.
A maior parte dos cerca de 50 passageiros que se estavam a recusaram a voar para a Índia e que queriam regressar ao seu destino inicial, a Nicarágua, foram finalmente convencidos por um diplomata da embaixada indiana em Paris e pelas autoridades francesas.
Cerca de 25 passageiros decidiram ficar e pedir asilo em França, incluindo cinco dos 11 menores não acompanhados que se encontravam no avião, enquanto dois outros ficaram detidos.
O Airbus A340-300 da companhia de aviação romena Legend Airlines chegou na quinta-feira ao aeroporto de Vatry, a cerca de 140 quilómetros de Paris, para uma escala técnica na sua rota do Dubai (Emirados Árabes Unidos) para Manágua (Nicarágua), tendo sido impedido de prosseguir a viagem pelas autoridades francesas por suspeita de tráfico de seres humanos.
No domingo, dia 24, a justiça francesa levantou a ordem de imobilização do avião.
A Procuradoria de Paris, que liderou a investigação, anunciou também no domingo que autorizou o levantamento da ordem de imobilização do avião da Legend Airlines.
Na quinta-feira, o avião foi retido pelas autoridades francesas quando aterrou no pequeno aeroporto para uma escala técnica entre o Dubai e Manágua, depois das autoridades francesas terem recebido uma denúncia anónima de que poderia haver vítimas de tráfico humano entre os passageiros.
Segundo fontes aeroportuárias não era a primeira vez que aquele avião fazia escala no Aeroporto de Vatry nos últimos meses. Um funcionário do aeroporto afirmou que, pelo menos, por três vezes, tinha visto o avião em Vaitry com igual plano de voo.