Avincis anuncia parceria com a Airbus em Mobilidade Aérea Avançada (AMM)

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Avincis e a Airbus assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) que visa uma parceria para o desenvolvimento de soluções de Mobilidade Aérea Avançada (MAA). As duas empresas irão colaborar na exploração de oportunidades de operação de aeronaves elétricas de descolagem e aterragem vertical (eVTOL) na Europa e em outras regiões, foi anunciado nesta quarta-feira, dia 5 de junho, em Berlim, na Alemanha, durante a abertura da feira internacional de aeronáutica ILA, que decorrerá até ao fim-de-semana na capital alemã.

No âmbito desta parceria, a Avincis e a Airbus trabalharão em conjunto na definição do conceito de operações para as aeronaves eVTOL e na definição dos perfis de missão. Este acordo representa mais um passo para a criação de um ecossistema de Mobilidade Aérea Avançada e constitui o alargamento e a consolidação de uma relação de longa data entre os grupos Avincis e a Airbus.

 “A parceria com a Airbus é um marco importante para a Avincis, principalmente quando olhamos para o futuro dos serviços aéreos de emergência, assim como as plataformas que poderão vir a apoiar as nossas missões. A tecnologia vai continuar a evoluir, facilitando maior alcance e capacidade de atuação no terreno, aumentando o papel desempenhado pelas aeronaves eVTOL na estratégia de longo prazo para a nossa frota”, disse John Boag, presidente executivo da Avincis.

“A Airbus está na vanguarda desta evolução, e estamos entusiasmados por trabalhar em equipa para compreender como podemos aproveitar a tecnologia mais recente em serviços de emergência aérea cada vez mais sustentáveis”, acrescentou o representante da Avincis, citado num comunicado conjunto distribuído pelas duas empresas.

A Airbus continua empenhada em expandir a sua rede de parcerias em todo o mundo, a fim de construir um ecossistema que promova um mercado AAM viável. O protótipo CityAirbus NextGen totalmente elétrico foi apresentado ao público em março de 2024, após a montagem final do veículo, que está presentemente em testes no centro de ensaios AAM da empresa em Donauwörth, na Alemanha. O voo de estreia deverá acontecer durante este ano.

“É com muito gosto que nos associamos à Avincis. A rede operacional que representa, e que é crítica para missões aéreas de emergência média, busca e salvamento e combate a incêndios, será uma ferramenta valiosa para explorarmos, em conjunto, o potencial de missão do CityAirbus NextGen”, afirmou Balkiz Sarihan, responsável pelo departamento de Mobilidade Aérea Urbana da Airbus. “Através desta colaboração, iremos explorar a forma como os eVTOL podem contribuir para missões que salvam vidas e protegem as comunidades, um objetivo partilhado entre as duas empresas.”

A frota global da Avincis inclui atualmente cerca de 60 helicópteros Airbus, aparelhos essenciais para a realização de operações seguras a partir das suas bases na Europa, África e América do Sul.

A Avincis e a Airbus têm mantido uma cooperação de sucesso que constituirá a base desta ligação em torno das aeronaves eVTOL.

Sobre a Avincis

A Avincis é líder europeu em serviços aéreos de emergência médica, busca e salvamento e combate a incêncios, com a missão de salvar vidas, proteger comunidades e preservar o ambiente. Com uma frota de mais de 220 aeronaves, a Avincis dispõe de uma equipa de mais de 2.400 profissionais de excelência e elevada experiência, incluindo pilotos, tripulações, engenheiros e técnicos de manutenção. A empresa opera globalmente a partir de Portugal, com bases em Espanha, Portugal, Itália, Noruega, Suécia e Finlândia, e operações em Moçambique e no Chile.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Presidente da TAP diz que estão reunidas as condições para que o orçamento deste ano seja cumprido

O presidente executivo da TAP, Luís Rodrigues, considera que...

Aluguer de Airbus A330 em 2016 motivou buscas da PJ às instalações da sede da SATA

O aluguer do avião Airbus A330 para integrar a...

Ryanair lança promoção relâmpago durante 48 horas

Viagens para os meses de junho e julho disponíveis...

Instalações da sede do Grupo SATA nos Açores alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária

Inspetores da Polícia Judiciária (PJ) estiveram na manhã de...