B727-200 cargueiro com 300 pessoas despista-se no Sudão do Sul – Não há vítimas

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião Boeing 727-200 cargueiro saiu de pista nesta sexta-feira, dia 28 de abril, pela manhã, após uma aterragem no Aeroporto Internacional de Juba, no Sudão do Sul.

A bordo não viajava carga, mas sim cerca de 300 refugiados que fugiam da guerra no vizinho Sudão, onde forças militares rivais, disputam o controlo do País, desde há duas semanas.

Felizmente não se registaram feridos entre as cerca de três centenas de passageiros e tripulantes da aeronave que fazia um voo de Paloich (Sudão) para Juba, capital da República do Sudão do Sul.

O avião, com a matrícula EY-627 do Tajiquistão, fez o seu voo inaugural em 1976, tendo cerca de 47 anos de serviço. Foi entregue novo à companhia norte-americana Braniff Airways em julho desse ano, como avião de passageiros. No ano de 2000 foi convertido em cargueiro, em 2016 vendido à Astral Aviation e em 2022 mudou para a matrícula do Tajiquistão, uma ex-república soviética, hoje país independente. Desconhece-se se ainda integra a frota da Astral Aviation.

Numa situação de extrema violência por todo Sudão, mas sobretudo nas cidades e junto dos aeroportos e instalações militares, e num momento em que existem sudaneses desesperados para abandonar o País, o transporte num avião cargueiro, sem assentos, foi a solução encontrada.

O acidente deu-se por razões que não são conhecidas, mas que em princípio, não estão a ser atribuídas ao peso do avião, já que a carga das 300 pessoas que seguiam a bordo, se não havia outra mercadoria, não será suficiente para colocar em risco a manobra de aterragem. No momento da aterragem chovia bastante e a pista de asfalto estava encharcada, disse o diretor do aeroporto de Juba numa entrevista a uma estação de rádio do Sudão do Sul. O Boeing 727-200 ficou atolado numa zona de terra lamacenta. O aeroporto encerrou até que o avião seja deslocado para fora da zona da pista.

 

  • Notícia em desenvolvimento

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP Air Portugal retomou rota direta entre a Venezuela e a ilha da Madeira

– Cerimónia oficial e decoração a preceito na zona...

TAP Air Portugal terá 95 voos semanais para o Brasil no mês de julho

Uma delegação da TAP Air Portugal, liderada pelo seu...

Teste de táxi aéreo elétrico pode definir novo tipo de transporte para peregrinos do Hajj, na Arábia Saudita

Num movimento histórico, a Arábia Saudita conduziu com sucesso...

Instituto Superior de Aeronáutica e Turismo de Cabo Verde instalado na ilha do Sal

A Universidade Técnica do Atlântico (UTA) apresentou publicamente na...