B737 MAX 8 da Ethiopian cai após descolagem – Morreram os 157 ocupantes

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Não há sobreviventes entre os 157 ocupantes do avião Boeing 737 MAX 8, matrícula ET-AVJ, da Ethiopian Airlines, que caiu na manhã deste domingo, dia 10 de março, com 149 passageiros e oito tripulantes a bordo, confirmou a companhia aérea num comunicado distribuído ao princípio da tarde em Addis Abeba, sede da companhia.

A aeronave com apenas quatro meses de serviço (número de série de fábrica 62450) tinha sido entregue à companhia etíope no passado dia 15 de novembro de 2018. Viajava de Addis Abeba, capital da Etiópia, com destino a Nairobi, no Quénia. A companhia referiu numa primeira informação sobre o acidente que o aparelho descolou pelas 08h30 locais (05h30 UTC), tendo a torre do Aeroporto de Addis Abeba perdido o contacto com a aeronave pelas 08h44 (05h44 UTC). Outras informações indicam que a aeronave terá caído seis minutos após levantar voo. Gravações do ‘FlightRadar24’ indicam que o avião fazia uma subida irregular até cair antes de atingir a altitude de cruzeiro.

O avião que se despenhou neste domingo, dia 10 de março, após a descolagem do Aeroporto de Addis Abeba, capital da Etiópia. Foto © Preston Fiedler/Planespotters.net

As brigadas de busca e resgate chegaram ao local do acidente cerca de duas horas depois, tendo-se deparado com um cenário devastador: uma grande cratera no terreno provocada pelo impacto do avião, cujos destroços e despojos humanos se encontravam pulverizados no solo. O presidente executivo da Ethiopian Airlines, Tewolde Gebremariam, acompanhou as equipas de resgate no terreno. A foto de abertura desta matéria, repetida no texto, permite uma visão panorâmica do triste cenário do desastre.

Os passageiros que seguiam a bordo, cuja lista ainda não foi revelada, são de 33 nacionalidades, adianta o segundo comunicado da companhia aérea. A rota aérea entre as duas capitais, da Etiópia e do Quénia, tem sete voos diários (ida e volta) repartidos entre as duas companhias de bandeira, a Ethiopian e a Kenya Airways, respetivamente.

O presidente executivo da Ethiopian Airlines, Tewolde Gebremariam, fotografado na manhã deste domingo, no local onde o avião caiu. Foto © Ethiopian Broadcasting Corporation

 

Um moçambicano entre os mortos do acidente

Em conferência de imprensa realizada em Addis Abeba, na tarde deste domingo, a Ethiopian Airlines avançou algumas informações sobre as nacionalidades dos passageiros que estavam a bordo do voo ET 302 e que são conhecidas até ao momento. Os passageiros eram do Quénia (32), Canadá (18), Etiópia (9), China (8), Itália (8), Estados Unidos da América (8), Reino Unido (7), França (7), Egipto (6), Holanda (5), Índia (4), Rússia (43), Marrocos (2), Israel (2), Bélgica (1), Uganda (1), Togo (1) Iémen (1), Sudão (1), Moçambique (1) e Noruega (1). Quatro cidadãos viajavam ainda com o passaporte das Nações Unidas (ONU).

 

Este é o segundo acidente fatal com um Boeing 737 MAX 8, um avião novo, que foi lançado pela fábrica norte-americana no início de 2017 e que é dos mais vendidos e mais utilizados no segmento de médio curso para transporte de passageiros. O primeiro acidente com este tipo de aeronave ocorreu em 29 de outubro de 2018, com um avião da companhia indonésia Lion Air (LINK notícia relacionada), no qual morreram os 189 ocupantes.

O primeiro voo comercial do B737 MAX 8 foi realizado pela Malindo Air, da Malásia, em maio de 2017, uma subsidiária do Grupo Lion Air.

 

  • Notícia em desenvolvimento – Atualizada às 12h45 UTC

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...