B747-400 virou super-tanque de combate a incêndios florestais – com vídeo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião Boeing B747-400, que foi convertido para avião cisterna para combater incêndios florestais, está disponível para entrar em serviço, anunciou na semana passada a ‘Global SuperTanker Services’, empresa norte-americana que adaptou a aeronave e a vai operar.

Trata-se do maior avião tanque do mundo, capaz de carregar o dobro da capacidade da maior aeronave concorrente, num total de cerca de 20.000 galões (cerca de 75.000 litros) de água ou líquido retardante, em cada voo.

A companhia apresentou o novo super-tanque aéreo em Colorado Springs, no Estado do Colorado, nos EUA, num evento em que estiveram presentes diversas entidades federais relacionadas com os serviços de combate a incêndios e de manutenção e preservação das florestas.

A conversão porque passou este avião é igual à que foi aplicada há poucos anos a um B747-100, versão mais pequena e mais antiga da ‘Rainha dos Céus’, que integrou a frota da Evergreen International entre 2009 e 2013, ano em que esta companhia declarou bancarrota. O sistema tem oito saídas de tanques independentes que podem transportar e lançar água, líquido retardante, gel, espuma carbónica ou uma combinação desses líquidos, se for essa a opção dos serviços de bombeiros.

O carregamento dos tanques, entre dois voos, pode ser feito num tempo máximo de 35 minutos. Além do cockpit, com assentos também para observadores, a cabina superior do B747-400 está configurada com 14 poltronas de Primeira Classe e dois beliches para a tripulação e para outro pessoal em serviço.

O avião, cujos primeiros testes, ainda fora do teatro de operações, decorreram com sucesso, foi batizado com o nome de ‘Spirit of John Muir’.

A seguir mostramos um vídeo, colocado no canal YouTube pela empresa ‘Global SuperTanker Services’ e que mostra as evoluções do B747-400 SuperTanker, na semana passada, aquando da sua apresentação no Colorado:

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...