B747-400 virou super-tanque de combate a incêndios florestais – com vídeo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião Boeing B747-400, que foi convertido para avião cisterna para combater incêndios florestais, está disponível para entrar em serviço, anunciou na semana passada a ‘Global SuperTanker Services’, empresa norte-americana que adaptou a aeronave e a vai operar.

Trata-se do maior avião tanque do mundo, capaz de carregar o dobro da capacidade da maior aeronave concorrente, num total de cerca de 20.000 galões (cerca de 75.000 litros) de água ou líquido retardante, em cada voo.

A companhia apresentou o novo super-tanque aéreo em Colorado Springs, no Estado do Colorado, nos EUA, num evento em que estiveram presentes diversas entidades federais relacionadas com os serviços de combate a incêndios e de manutenção e preservação das florestas.

A conversão porque passou este avião é igual à que foi aplicada há poucos anos a um B747-100, versão mais pequena e mais antiga da ‘Rainha dos Céus’, que integrou a frota da Evergreen International entre 2009 e 2013, ano em que esta companhia declarou bancarrota. O sistema tem oito saídas de tanques independentes que podem transportar e lançar água, líquido retardante, gel, espuma carbónica ou uma combinação desses líquidos, se for essa a opção dos serviços de bombeiros.

O carregamento dos tanques, entre dois voos, pode ser feito num tempo máximo de 35 minutos. Além do cockpit, com assentos também para observadores, a cabina superior do B747-400 está configurada com 14 poltronas de Primeira Classe e dois beliches para a tripulação e para outro pessoal em serviço.

O avião, cujos primeiros testes, ainda fora do teatro de operações, decorreram com sucesso, foi batizado com o nome de ‘Spirit of John Muir’.

A seguir mostramos um vídeo, colocado no canal YouTube pela empresa ‘Global SuperTanker Services’ e que mostra as evoluções do B747-400 SuperTanker, na semana passada, aquando da sua apresentação no Colorado:

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...