Badr Al Meer sucede a Akbar al Baker na liderança do Grupo Qatar Airways

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Badr Al Meer assumiu o cargo de presidente da Comissão Executiva (CEO) do Grupo Qatar Airways, na sequência da reforma de Akbar Al Baker, após 27 anos de serviço, anunciou na semana passada a companhia de bandeira do Qatar e uma das mais distinguidas a nível mundial pela sua qualidade de serviço a bordo.

A carreira de Badr Al Meer foi forjada ao longo de duas décadas de pioneirismo em projetos de aviação, construção e desenvolvimento imobiliário de vários milhares de milhões de dólares, a refletir também o planeamento de sucessão do Qatar para uma nova geração de líderes.

Desde 2014, o Eng. Al Meer foi diretor de operações do Aeroporto Internacional de Hamad, liderando divisões críticas como a MATAR,  companhia constituída para a Operação e Gestão de Aeroportos do Qatar, a Qatar Duty-Free, a Qatar Aviation Services, a Qatar Aviation Catering Company, a Qatar Distribution Centre, a Dhiafatina Hotels e a Qatar Airways Global Real Estate.

“Sua Excelência o Sr. Akbar Al Baker deixou uma marca indelével nesta organização, tendo construído a Qatar Airways desde o início até à companhia aérea de classe mundial que é hoje: com 241 aviões, 43.000 funcionários e mais de 160 destinos em todo o mundo. Foi uma honra servir sob a sua orientação e presto-lhe homenagem” afirmou Al Meer, citado num comunicado distribuído pela companhia.

“Nos últimos 10 anos, dediquei a minha carreira a causar impacto no Grupo Qatar Airways e estou ansioso por liderar a nossa transportadora nacional numa nova era – uma era em que uma cultura de confiança e capacitação serão os alicerces do nosso sucesso partilhado.”

“Na atual indústria de viagens, dinâmica e em constante evolução, planeio investir nas prioridades e preocupações da minha geração e colocarei um enfoque renovado no aproveitamento da tecnologia emergente, no desenvolvimento e implementação de soluções de aviação sustentáveis e na melhoria da experiência dos nossos clientes – ao mesmo tempo que continuamos com o crescimento agressivo e o serviço de classe mundial que sempre oferecemos. Tenho imenso orgulho no nosso papel como a porta de entrada mais acolhedora do mundo e estou ansioso por reforçar ainda mais a nossa posição como destino de viagem preferido.”

Durante o seu mandato no Aeroporto Internacional de Hamad, o Eng. Al Meer guiou habilmente o aeroporto através de marcos importantes e desafios sem precedentes, incluindo a pandemia da covid-19, um projeto de expansão de 10 mil milhões de QAR (equivalentes a 2,7 mil milhões de dólares ou 2,5 mil milhões de euros) e o histórico Campeonato do Mundo de Futebol FIFA 2022, que viu o aeroporto receber mais de um milhão de visitantes.

A sua liderança também desempenhou um papel fundamental no facto de o Aeroporto Internacional de Hamad ter sido eleito ‘Melhor Aeroporto do Mundo’ nos prestigiados ‘Skytrax World Airport Awards’ (2021 e 2022), bem como ‘Melhor Aeroporto do Médio Oriente’ durante nove anos consecutivos pela empresa internacional de auditoria Skytrax, o maior inquérito anual global sobre a satisfação dos clientes dos aeroportos do mundo.

Antes de ingressar no Aeroporto Internacional de Hamad, passou uma década na United Development Company (UDC), uma empresa pública do Qatar e a principal empresa de construção desse Estado do Golfo, chegando ao cargo de CEO em exercício. Durante esse período, supervisionou a execução do principal empreendimento da UDC, o ‘Pearl Project’, um projeto de desenvolvimento urbano de renome no Qatar, célebre pelo seu design arquitetónico.

Com diplomas de Engenharia da Universidade Americana de Beirute e da Universidade do Colorado, o Eng. Al Meer traz para a função uma base educacional sólida e uma riqueza de conhecimentos empresariais e técnicos em engenharia, construção e desenvolvimento de projetos em grande escala.

Na sua nova função de CEO do Grupo, o historial de projetos bem-sucedidos do Eng. Al Meer e a sua experiência em aviação e gestão de projetos posicionam-no de forma única para conduzir o Grupo Qatar Airways a uma nova e entusiasmante era.

Lucros do Grupo Qatar Airways crescem mais de 100 por cento

Na última semana, o Grupo Qatar Airways registou lucros crescentes de 1,026 mil milhões de dólares (958 milhões de euros) no primeiro semestre do ano fiscal, um aumento de mais de 100% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os níveis de passageiros também registaram um crescimento, aumentando 22% para 19 milhões, devido a fatores de carga mais elevados. Os lucros da companhia aérea foram impulsionados pelo regresso ao serviço da sua frota de Airbus A350, pela sua parceria com os membros da Oneworld e por outras alianças estratégicas na China, Europa e Australásia.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Governo assegura que “não vai haver aporte do Estado” para o novo aeroporto de Lisboa

O ministro português das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz (na...

Lisboa volta a ter voo direto para o Cairo – Egyptair retomou a rota com dois voos semanais

A Egyptair está de regresso a Portugal, tendo retomado...

CRJ-200ER despenhou-se no Nepal – Morreram 18 dos 19 ocupantes da aeronave que fazia um voo de teste

Um avião a jato bimotor CRJ-200ER da companhia nepalesa...

Ativistas climáticos interromperam tráfego aéreo em Colónia/Bona – Movimento já foi retomado

O Aeroporto de Colónia/Bona, na Alemanha, já reabriu ao...