Binter CV cancela voos para São Nicolau – ASA demarca-se de qualquer responsabilidade

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Empresa de Segurança Aérea (ASA) demarcou-se de qualquer responsabilidade no cancelamento do voo da Binter Cabo Verde, no sábado, 24, indicando que “todos” os operadores a nível nacional têm informações sobre as características físicas da pista do Aeródromo de São Nicolau.

Janine Cabral, coordenadora do Gabinete de Marketing e Comunicação da ASA, afirmou nesta segunda-feira, dia 26 de junho, que a empresa emitiu a 20 de Março de 2017 uma Circular de Informação Aeronáutica –  meio oficial de divulgação deste tipo de informação -, enviada a “todos” os Operadores Aéreos que operam a nível nacional, as características físicas da pista do Aeródromo de São Nicolau, procedimento normal e obrigatório, disse, na aviação civil.

De acordo com a mesma fonte, a 3 de Maio de 2017 a Binter Cabo Verde tinha solicitado à ASA um conjunto de informações acerca das características do Aeródromo de São Nicolau, destacando, dos quais, o sistema de rastreio de bagagens, o controlo de passageiros, medidas de segurança operacional, “com o intuito” de preparar e iniciar as operações em São Nicolau previstas para 17 de Junho.

“Estas informações foram enviadas à Binter Cabo Verde no dia 8 de Maio, com referência clara às limitações da infraestrutura – pista com 23 metros de largura, no qual foi realizado o voo inaugural a 17 de Junho, seguida de um voo de evacuação médica, a 18 Junho, e mais dois voos comerciais nos dias subsequentes”, informou.

A ASA reitera, no entanto, o seu compromisso de garantir “aeródromos seguros e operacionais” de acordo com as normas emanadas pela autoridade competente, a Agência de Aviação Civil de Cabo Verde (AAC) e de “satisfazer os seus clientes”.

No passado sábado 24, a Binter Cabo Verde anunciou que tinha cancelado o voo de e para São Nicolau devido à redução da pista da ilha de 30 para 23 metros de largura, porque os aviões ATR desta companhia aérea estão certificados para operação em pistas de 30 metros.

De acordo com a empresa, este cancelamento tem que ver com uma nova especificação técnica emitida pela ASA – Aeroportos e Segurança Aérea sobre a pista do aeroporto da ilha de São Nicolau, segundo a qual a largura da mesma foi reduzida de 30 para 23 metros, “o que dita a necessidade de uma rectificação dos mesmos junto da ATR, sendo que por ser fim-de-semana, não pode ser efetuado …”.

Entretanto, a Binter fez saber que iria encetar “todos os esforços” para que a certificação seja feita com a maior brevidade possível.

A ilha de São Nicolau é desde o passado dia 17 de junho, o sétimo destino doméstico da Binter Cabo Verde, cujos voos começaram a ser efectuados três vezes por semana: às segundas, quartas e sábados (LINK notícia relacionada).

 

  • Inforpress – Agência Cabo-Verdiana de Notícias
  • Foto © Carlos Freitas

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...