Boeing anuncia venda de até 100 aviões à Qatar Airways

A Boeing lançou nesta segunda-feira, dia 31 de janeiro, o novo 777-8 cargueiro (Freighter na designação em inglês e que surgirá normalmente à frente do nome do modelo) e expandiu as suas famílias de jatos 777X e cargueiros líderes de mercado com um pedido de até 50 aeronaves de uma das maiores transportadoras de carga do mundo, a Qatar Airways.

A companhia do Médio Oriente será o cliente de lançamento do 777-8 Freighter com um pedido firme de 34 jatos e opções de compra para mais 16, uma compra total que vale mais de 20 mil milhões (bilhões no Brasil) de dólares a preços de lista atuais.

Um comunicado distribuído pela Boeing, destaca que esta encomenda também apoia centenas de fornecedores em 38 estados norte-americanos, sustentará mais de 35.000 empregos no País e fornecerá à economia americana um impacto económico anual estimado de 2,6 mil milhões de dólares durante o período de entrega do contrato.

Apresentando tecnologia avançada da nova família 777X e o desempenho comprovado do 777 Freighter líder de mercado, o 777-8 Freighter será o cargueiro bimotor maior, de maior alcance e mais capaz do setor. Com capacidade de carga útil quase idêntica ao 747-400 Freighter e uma melhoria de 25% na eficiência de combustível, emissões e custos operacionais, o 777-8 Freighter permitirá um negócio mais sustentável e lucrativo para os operadores.

Na Casa Branca, a Secretária de Comércio Gina Raimondo, o Embaixador Sheikh Mishaal bin Hamad Al Thani, o Diretor do Conselho Económico Nacional da Casa Branca Brian Deese e o presidente e CEO da Boeing Dave Calhoun juntaram-se na cerimónia de assinatura formal do presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes Stan Deal e CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, que reafirmou o compromisso da companhia aérea com a família 777X com o acordo recorde do 777-8 Freighter. A primeira entrega do novo cargueiro está prevista para 2027.

“A Boeing tem uma longa história de construção de aeronaves cargueiras líderes de mercado e a Qatar Airways está honrada em ter a oportunidade de ser o cliente de lançamento do 777-8 Freighter, uma aeronave que nos permitirá aprimorar ainda mais nossa oferta de produtos para nossos clientes, como também nos ajudará a atingir os nossos objetivos de proporcionar um futuro sustentável para nossos negócios”, disse Akbar Al Baker. “Hoje é um grande dia no relacionamento forte e em constante construção entre a Qatar Airways e a Boeing. Certamente pressionámos a Boeing para atender às nossas expectativas, e a equipa da Boeing esforça-se consistentemente para atender e superar as nossas expectativas, dando a oportunidade para nós estarmos aqui hoje para lançar o novo avião cargueiro mais significativo para uma geração.”

“Estamos muito satisfeitos em lançar o próximo grande avião de carga da Boeing – o 777-8 Freighter – com a Qatar Airways, uma das maiores transportadoras de carga do mundo e a nossa parceira desde que a companhia aérea iniciou as suas operações há 25 anos”, disse Deal. “A nossa equipa está pronta para criar um avião que irá atendê-los bem por muitas décadas. A escolha da Qatar Airways do eficiente 777-8 Freighter é uma prova de nosso compromisso de fornecer aos cargueiros capacidade, confiabilidade e eficiência líderes de mercado.”

A Boeing está projetando o 777-8 Freighter, o mais novo membro da família 777X, para maximizar a eficiência e o desempenho ambiental. A família widebody apresenta melhorias no design de engenharia e tecnologias inovadoras, incluindo uma nova asa composta de fibra de carbono e novos motores com baixo consumo de combustível. Com um alcance de 4.410 milhas náuticas (8.167 km), o 777-8 Freighter tem uma carga útil estrutural máxima de 118 toneladas, permitindo que os clientes façam menos paragens e reduzam as taxas de aterragem em rotas de longa distância.

A Boeing construirá o 777-8 Freighter na sua fábrica em Everett, no Estado de Washington, no noroeste dos EUA. A empresa investiu mais de mil milhões de dólares em Everett para apoiar a produção do 777X e sustentar milhares de empregos locais nas próximas décadas.

Como parte do acordo desta segunda-feira, a Qatar Airways converterá 20 de seus 60 pedidos da família 777X para o 777-8 Freighter. A Qatar Airways também encomendou dois atuais 777 Freighters – o cargueiro mais vendido da Boeing de todos os tempos – para capitalizar o mercado de carga aérea flutuante. Clientes de todo o mundo encomendaram mais de 300 aviões Boeing 777 desde o início do programa em 2005.

A Boeing e a Qatar Airways também assinaram um Memorando de Entendimento para um pedido firme de 25 aeronaves 737-10 e direitos de compra de 25 aeronaves adicionais. O valor total desse compromisso do 737-10 é de quase sete mil milhões (bilhões no Brasil) a preços de tabela atuais. O maior modelo da família MAX, o 737-10 acomoda até 230 passageiros em uma configuração de classe única e pode voar até 3.300 milhas. O jato com baixo consumo de combustível pode cobrir 99% das rotas de corredor único em todo o mundo.

A Qatar Airways é uma transportadora internacional com uma frota de aviões de passageiros que inclui aparelhos Boeing 777 e 787 Dreamliner e uma frota de carga totalmente Boeing de cargueiros 747 e 777. A companhia com sede em Doha, no Qatar, atende a mais de 140 destinos importantes de negócios e lazer em todo o mundo. É uma das empresas de transporte aéreo mais premiadas do mundo, pela reconhecida qualidade dos seus serviços.

 

Estas decisões de renovação da frota da Qatar Airways foram muito orientadas pelo facto da companhia ter aberto um contencioso com a Airbus devido aos problemas técnicos verificados nas pinturas exteriores de alguns aviões Airbus A350, que levaram à paragem de toda a frota deste modelo.

Há cerca de uma semana a Airbus anunciou o cancelamento de uma encomenda firme de aviões A321LR, que já estava acordada com Qatar Airways. Uma situação pouco comum, mas alinha tudo na sequência desse contencioso.

 

 

1 Comments

  1. Avatar

    parabéns pela tradução “mil milhões” a partir de “billions”.
    muita imprensa portuguesa baralha alegremente estes conceitos.
    mas não se preocupam muito, não é futebol…

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica