A Bombardier anunciou que entregou a primeira aeronave Global 7500 equipada com um head-up display (HUD) duplo.
Esta capacidade de primeira classe fornece segurança e redundância adicionais para o que já é o cockpit mais avançado e amigável para o piloto na aviação executiva.
“A entrega da primeira aeronave Global 7500 com um HUD duplo demonstra o nosso excelente compromisso com a segurança”, disse Michel Ouellette, vice-presidente sénior responsável pelos programas e engenharia da Bombardier Aviation. “Este cockpit foi projetado para colocar a tecnologia e a automação ao serviço da tripulação, em vez de criar tecnologia que a tripulação deve gerenciar”, acrescentou.
O sofisticado HUD da aeronave Global 7500 está equipado com sistemas de visão aprimorada e sintética para uma percepção situacional ideal. O segundo HUD baseia-se nessas vantagens, com benefícios que incluem maior contribuição do co-piloto durante as operações auxiliadas pelo HUD, troca mais fácil entre voo do piloto e monitoramento do piloto, bem como redundância valiosa durante aproximações de baixa visibilidade.
A aeronave Global 7500 está equipada com a mais recente cabina de comando da Bombardier Vision, com automação sem precedentes que permanece firmemente a serviço da tripulação. Os exemplos incluem transferência de combustível totalmente automática e gerenciamento de pressurização da cabina e sequências de inicialização que são bastante simplificadas em comparação com as de outros jatos executivos. As listas de verificação eletrónicas exclusivas, automatizadas e de autodiagnóstico garantem a precisão e aliviam as tarefas manuais desnecessárias, ao mesmo tempo que fornecem visibilidade total para a tripulação. O comprovado sistema fly-by-wire da aeronave Global 7500 foi projetado para maximizar a segurança por meio de um projeto que combina a autoridade do piloto e a proteção de envelope de voo mais completa do setor.
Complementando os atributos de segurança da cabina de comando, a aeronave Global 7500 apresenta excelentes características de manuseio em baixa velocidade na decolagem e pouso, bem como o desempenho em pista curta de um jato leve.
- Na imagem de abertura podemos verificar o que um dos muitos recursos amigáveis do piloto a bordo da aeronave Global 7500, é a capacidade do HUD duplo, que permite que o co-piloto beneficie também de uma visão aprimorada e sintética para maior consciência situacional.
- Texto do jornalista Fernando Valduga no portal ‘Cavok – Asas da Informação’, Brasil/Acordo de publicação com o ‘Newsavia’, Portugal