Bem-vindo, !|Sair

British e Iberia aderem à ELFAA – Associação de Companhias de Baixo Custo

A British Airways e a Iberia, que até meados deste mês estavam filiadas na AEA – Associação Europeia da Companhias Aéreas (ver notícia relacionada), e eram consideradas companhias clássicas no sentido da exploração do negócio do transporte aéreo, passaram a integrar a ELFAA – Associação Europeia de Companhias Aéreas de Baixo Custo.

A adesão das companhias que integram o Grupo IAG Airlines foi divulgada pela própria ELFAA, que enfatizou o anúncio que, certamente, irá juntar mais alguma polémica à declarada ‘guerra’ entre companhias aéreas nacionais de diversos países europeus e da América do Norte contra as que estão sediadas no Golfo Pérsico e que hoje estão entre as maiores e melhores do mundo. Estas são apontadas como estando a receber ajudas dos Estados árabes, que não só, e apenas, nos simpáticos preços dos combustíveis.

Willie Walsh, presidente da IAG,  não explicou por que optou pela adesão à ELFAA, tal como explicara a saída da AEA, dizendo apenas, em declaração citada no comunicado divulgado pela Associação, que o grupo está “ansioso” por começar a trabalhar com os seus novos parceiros num conjunto de temas políticos e de regulação, “incluindo a busca de mais liberalização da aviação”.

O IAG já tinha ‘um pé’ na ELFAA, pela participação da sua low cost Vueling, a que junta agora não só a British Airways e a Iberia como também a Iberia Express.

Trata-se de uma adesão que “fortalecerá as nossas credenciais como o principal grupo e parte interessada [stakeholder] em assuntos de legislação e regulação na Europa”, comentou, por sua vez, o secretário-geral da ELFAA, John Hanlon.

Os novos membros “acrescentam peso à nossa voz em defesa dos consumidores europeus que beneficiam tanto da liberalização do transporte aéreo na Europa”, acrescentou John Hanlon, que também reivindicou para a ELFAA ter-se tornado o “maior grupo de companhias aéreas europeu em número de passageiros dentro da Europa”.

Segundo as estatísticas da ELFAA, as suas dez companhias membro no ano passado realizaram em média 4.631 voos por dia nos quais transportaram um total de 236,3 milhões de passageiros transportados no ano.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica