Depois de vários voos de testes, a Cessna Aircraft Company anunciou, na passada semana a um grupo restrito de jornalistas, uma melhoria no desempenho do seu mais recente modelo, o Citation Latitude, cuja certificação por parte da autoridade americana para a aviação, a FAA (Federal Aviation Administration), está prevista para o segundo trimestre de 2015.
Anunciado há apenas dois anos, o Latitude é um modelo desenhado desde o primeiro esboço, sem aproveitamento de outros “frames” existentes na Cessna ou no seu grupo, a Textron. Pensado para competir no chamado mercado de médio tamanho de jatos executivos, apresenta uma cabina de referência para a sua classe em tamanho e disposição, e proporciona alcances só disponíveis em classes superiores, uma mais-valia, pela qual o fabricante espera poder obter mais vendas deste modelo.
As especificações estimadas da aeronave após os primeiros voos foram suplantadas. Uma verdadeira surpresa em termos de prestações. Segundo anunciou a Cessna, num aumento do alcance para 2.700 milhas náuticas, em cruzeiro; um aumento de 200 milhas náuticas. As melhorias verificam-se também ao nível do desempenho na descolagem, com a distância de descolagem a situar-se nuns impressionantes 3.668 pés contra os 4.030 pés inicialmente previstos.
Segundo Scott Ernest, presidente e CEO da Textron Aviation, o programa de certificação do Citation Latitude está “dois terços completo” e toda a equipa está focada em exceder as expectativas dos clientes, em termos de design, qualidade de produção e melhoria nos desempenhos, como ficou demonstrado no voo de teste.
O Latitude, que fez o seu primeiro voo a 21 de Fevereiro, e foi notícia no NewsAvia (vide aqui), deverá ter as primeiras unidades entregues no final de 2015, com um preço estimado de 16 milhões de dólares por unidade.
O novo aparelho estreia o sistema G5000 da Garmin, com controlo touch-screen, e sistema de autothrottles automático, puxados por um par de TurboFans de alta eficiência da ‘Pratt & Whitney Canada’, o PW306D, que debitam 5.760 libras de impulso cada um, com 6.000 horas de utilização entre inspecções (overhaul)
A primeira versão final do Citation Latitude vai ser apresentada publicamente no encontro anual da ‘National Business Aviation Association’, entre os dias 21 e 23 de Outubro, em Orlando, nos Estados Unidos da América três anos depois do lançamento do programa Latitude.
Fotos : Cessna / Textron