Cessna Latitute supera as expectativas nos primeiros voos de testes

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Depois de vários voos de testes, a Cessna Aircraft Company anunciou, na passada semana a um grupo restrito de jornalistas,  uma melhoria no desempenho do seu mais recente modelo, o Citation Latitude, cuja certificação por parte da autoridade americana para a aviação, a FAA (Federal Aviation Administration), está prevista para o segundo trimestre de 2015.

 

Cessna-Latitude-Testes-de-voo

Anunciado há apenas dois anos, o Latitude é um modelo desenhado desde o primeiro esboço, sem aproveitamento de outros “frames” existentes na Cessna ou no seu grupo, a  Textron. Pensado para competir no chamado mercado de médio tamanho de jatos executivos, apresenta uma cabina de referência para a sua classe em tamanho e disposição, e proporciona alcances só disponíveis em classes superiores, uma mais-valia, pela qual o fabricante espera poder obter mais vendas deste modelo.

As especificações estimadas da aeronave após os primeiros voos foram suplantadas. Uma verdadeira surpresa em termos de prestações. Segundo anunciou a Cessna, num aumento do alcance para 2.700 milhas náuticas, em cruzeiro; um aumento de 200 milhas náuticas. As melhorias verificam-se também ao nível do desempenho na descolagem, com a distância de descolagem a situar-se nuns impressionantes 3.668 pés contra os 4.030 pés inicialmente previstos.
Segundo Scott Ernest, presidente e CEO da Textron Aviation, o programa de certificação do Citation Latitude está “dois terços completo” e toda a equipa está focada em exceder as expectativas dos clientes, em termos de design, qualidade de produção e melhoria nos desempenhos, como ficou demonstrado no voo de teste.

O Latitude, que fez o seu primeiro voo a 21 de Fevereiro, e foi notícia no NewsAvia (vide aqui), deverá ter as primeiras unidades entregues no final de 2015, com um preço estimado de 16 milhões de dólares por unidade.

Avionicos Cessna Latitude  Garmin 5000

O novo aparelho estreia o sistema G5000 da Garmin, com controlo touch-screen, e sistema  de autothrottles automático, puxados por um par de TurboFans de alta eficiência da ‘Pratt & Whitney Canada’, o PW306D, que debitam 5.760 libras de impulso cada um, com 6.000 horas de utilização entre inspecções (overhaul)

Pratt & Whitney Canada PW306D- Cessna Latitude

 

A primeira versão final do Citation Latitude vai ser apresentada publicamente no encontro anual da ‘National Business Aviation Association’, entre os dias 21 e 23 de Outubro, em Orlando, nos Estados Unidos da América três anos depois do lançamento do programa Latitude.

 

Fotos : Cessna / Textron

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...