A República Popular da China anunciou que o voo inaugural de um novo veículo voador não tripulado, vulgarmente denominado por ‘drone’, que é o mais pesado construído no país, foi um sucesso.
O Instituto de Engenharia Termofísica junto com outras instituições de investigação e empresas chinesas assumem a paternidade do projeto do veículo que se destina ao transporte de cargas pesadas. O primeiro voo, que teve a duração de 26 minutos, decorreu na província de Shaanxi, no nordeste do país, informou a agência ‘Nova China’. Nas próximas semanas prosseguirão os testes e ensaios necessários para a obtenção de autorização oficial.
O novo drone, denominado AT200, foi desenvolvido a partir do projeto do avião ligeiro P757XL, e pode descolar com um peso total de 3,4 toneladas que inclui uma carga útil de 1.500 quilogramas. Alcança uma velocidade máxima de 313 quilómetros por hora e tem uma autonomia de voo de 2.183 quilómetros, podendo voar a uma atitude máxima de cerca de 6.000 metros. Descola e pousa automaticamente em áreas terraplanadas com 200 metros de extensão.
Segundo o instituto que lidera o projeto, o AT200 será um dos drones civis mais poderosos do mundo, e está especialmente indicado para transportar cargas para zonas montanhosas ou para ilhas de difícil acesso.