A Comissão Europeia aprovou a compra da empresa de handling Swissport pelo Grupo HNA, holding da companhia aérea chinesa Hainan Airlines, por cerca de 2,5 mil milhões de euros.
A Comissão Europeia, segundo a imprensa internacional, salientou que a proposta de aquisição não vai levantar problemas de concorrência porque as atividades das empresas não se sobrepõem.
O executivo acrescentou que a nova entidade criada com esta aquisição não teria capacidade de impedir a entrada de fornecedores concorrentes de serviços de assistência em escala ou de handling de carga porque o Grupo HNA tem apenas uma representação limitada da procura por esses serviços.
O acordo marca a saída da ‘PAI Partners’ da Swissport, empresa que comprou a empresa há menos de cinco anos por cerca de 847 milhões de euros.
A Swissport opera em 48 países e gera uma receita operacional de 2,9 mil milhões de euros por ano. Com atividade em 270 aeroportos tem ao seu serviço 60.000 trabalhadores em cinco continentes.
No Brasil, a Swissport disponibiliza serviços de handling em 12 aeroportos: Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio/Galeão, Rio/Santos Dumont, Salvador, São Paulo/Congonhas, São Paulo/Guarulhos, São Paulo/Viracopos e Vitória.
Em Portugal, a Swissport está presente nos aeroportos de Faro, Lisboa, Madeira, Ponta Delgada, Porto e Terceira, através da marca Servisair, mas não está no segmento de ‘handling’.