Comissão Europeia aprova compra da Asiana Airlines pela Korean Air sob condições

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Comissão Europeia (CE) aprovou nesta terça-feira, dia 13 de fevereiro, a aquisição da Asiana Airlines pela Korean Air, transportadoras aéreas da Coreia do Sul que operam em aeroportos de países que integram a União Europeia (UE).

Em comunicado, o executivo comunitário, com sede em Bruxelas, dá conta da ‘luz verde’ e indica que “a aprovação está condicionada ao cumprimento integral das medidas de correção propostas pela Korean Air”. São “remédios” que visam salvaguardar a concorrência devido à dimensão dessas duas companhias, explica a CE.

Enquanto a Korean Air é a maior companhia aérea da Coreia do Sul, oferecendo serviços internacionais de transporte aéreo de passageiros e de carga, a Asiana Airlines é a segunda principal operadora, tendo ambas “uma presença significativa no Espaço Económico Europeu”, observa Bruxelas, assinalando que, por isso, impôs remédios como a alienação da atividade de carga da transportadora comprada ou a disponibilização de meios para a principal concorrente, a T’Way, poder operar nas quatro rotas sobrepostas.

“Estes compromissos respondem plenamente às preocupações em matéria de concorrência identificadas pela Comissão”, adianta a instituição.

Estas preocupações incidiam precisamente sobre os serviços de transporte aéreo de carga entre a Europa e a Coreia do Sul e as operações de passageiros nas rotas entre Seul e certos destinos europeus, nomeadamente Barcelona, Paris, Frankfurt e Roma.

Atualmente, os serviços de concorrência da Comissão Europeia têm em curso três investigadores sobre concentrações, entre as quais a fusão das empresas de telecomunicações ‘Orange’ e a ‘MasMovil’ em Espanha, a aquisição da companhia nacional de bandeira italiana ITA Airways pela transportadora aérea Lufthansa e a compra da companhia espanhola Air Europa pelo grupo aeronáutico IAG, onde se integram outras duas companhias espanholas: Iberia e Iberia Express.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...