As companhias associadas Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) embarcaram quase 6,4 milhões de passageiros em Março deste ano, um aumento de 3,4% no comparativo com o mesmo mês de 2013. No período, a oferta caiu em menos de 1% (-0,6%) e ficou em 9,4 mil milhões de ASKs (assentos-quilómetros-oferecidos), e a demanda cresceu 8,2%, atingindo 7,4 mil milhões de RPKs (passageiros-quilómetros-pagos transportados). Com isso, a taxa de ocupação (load factor) foi de 78%, estatística recorde para a aviação doméstica neste mês.
Para o sector, os resultados são favoráveis e mostram que a indústria caminha para uma situação saudável. “Com a estabilidade da oferta e dos custos fixos, a receita que entra com o aumento de demanda é direccionada directamente para os resultados”, afirma Maurício Emboaba, consultor técnico da ABEAR.
Os resultados acumulados no primeiro trimestre também são favoráveis. Com custos operacionais estáveis, a alta da demanda – que apresentou crescimento de 8,9% em relação ao primeiro trimestre de 2013 – e um crescimento tímido da oferta (em 1,8%), a ocupação média se aproxima de 80% (79,64%), que é um nível saudável. “Os números do sector tiveram crescimento maior do que os índices macroeconómicos. Com isso, 2014 se inicia como um ano promissor para a aviação doméstica”, completa Emboaba.