Confirmada a morte do presidente do Irão num desastre de helicóptero – Aparelho terá embatido contra uma montanha

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

As equipas de socorro iranianas recuperaram na manhã desta segunda-feira, dia 20 de maio, os restos mortais do presidente da República Islâmica do Irão, Ebrahim Raissi, e dos outros oito passageiros que seguiam no helicóptero que se despenhou no domingo no noroeste do país, anunciou a organização Crescente Vermelho, equivalente, nos países árabes, à Cruz Vermelha.

“Estamos a transportar os corpos dos mártires para Tabriz”, a principal cidade do noroeste do país, disse o chefe do Crescente Vermelho, Pirhossein Koulivand, à televisão estatal, anunciando o fim das operações de busca.

Poucas horas antes, o Governo iraniano confirmou a morte do Presidente Ebrahim Raissi, acrescentando que o desastre não vai causar “qualquer perturbação na administração” do Irão.

“O Presidente do povo iraniano, trabalhador e incansável, (…) sacrificou a sua vida pela nação”, disse o executivo de Teerão, num comunicado após a primeira reunião desde o acidente.

O helicóptero que transportava Raisi e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, e outras entidades, despenhou-se na zona de Kalibar.

O acidente ocorreu no domingo, dia 19, quando a comitiva regressava da zona de fronteira com o Azerbaijão, onde Raisi inaugurou uma barragem em que participou o homólogo azeri, Ilham Aliyev.

O presidente Ebrahim Raisi viajava num helicóptero Bell 212, de fabrico norte-americano, com mais de quatro décadas de serviço. A frota disponível que está afeta aos serviços da Presidência da República é constituída por aparelhos dos modelos 212 e 412, bastante antigos, dado que as sanções internacionais impostas ao Irão, não permitem a aquisição de novos equipamentos.

A imagem de abertura mostra o falecido presidente do Irão junto do helicóptero no qual perdeu a vida. Foto de arquivo/IRNA

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Bubaque, no Arquipélago dos Bijagós, terá um novo aeroporto para tráfego regional

O Governo da República da Guiné-Bissau e a ‘Royal...

Sevenair Academy vai treinar pilotos cadetes nórdicos nas suas instalações em Ponte de Sor

A Sevenair Academy, escola portuguesa de pilotos e técnicos...

Governo de Angola contrata empresa britânica para elaborar o Plano Diretor da nova ‘Aerotropolis de Luanda’

A empresa britânica ‘Foster + Partners’ foi contratada pelo...

GOL apresenta “o mió da roça” em avião temático do Chico Bento 

Inspirada no personagem Chico Bento, a GOL Linhas Aéreas...