Consórcio constrói sistema de conectividade por satélite para a UE

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Comissão Europeia selecionou um consórcio de construtores de satélites, operadores e provedores de serviços e de telecomunicações para estudarem o desenho, desenvolvimento e lançamento de um sistema de comunicações espacial europeu.

O estudo servirá para avaliar a exequibilidade desta iniciativa que tem por objetivo incrementar a soberania digital europeia e proporcionar uma conectividade segura aos cidadãos, empresas e instituições públicas, assim como aumentar a cobertura de sinal, levando-o a zonas rurais e menos abrangidas pelos sinais de rede. Complementando o ‘Copernicus’ e o ‘Galileo’, este novo programa da União Europeia (UE) irá explorar as sinergias e semelhanças das indústrias digitais e espaciais. O contrato está avaliado em 7,1 milhões de euros para o projeto que se desenrolará durante um ano.

O sistema europeu de conectividade espacial, defendido pelo comissário Breton, irá proporcionar ligações seguras na UE e a todos os estados membros, assim como conectividade de banda larga para todos os cidadãos europeus, empresas e setores de mobilidade, reforçando a soberania digital no espaço territorial da União Europeia. Será construído com base no programa de conjugação e partilha de serviços de satélite GOVSATCOM, que assegurará um alto nível de fiabilidade, resiliência e segurança que não está ainda disponível no mercado.

Os membros deste consórcio são a Airbus, Arianespace, Eutelsat, Hispasat, OHB, Orange, SES, Telespazio e Thales Alenia Space, confirmaram na semana passada fontes comunitárias e das empresas envolvidas.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...