Dane Kondić é o novo ‘chairman’ da Euro Atlantic – Eugénio Fernandes mantém-se como CEO

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O sérvio Dane Kondić assumiu nesta sexta-feira, dia 1 de abril, as funções de presidente do Conselho de Administração/ Chairman da Euro Atlantic Airways, em substituição de Abed El-Jaouni, disse ao ‘Newsavia’ um porta-voz da empresa. Eugénio Fernandes mantém-se como presidente executivo (CEO) da companhia aérea portuguesa, cargo que desempenha desde a saída de Tomás Metello, esclareceu a mesma fonte.

Dane Kondić foi indigitado pelo novo acionista da transportadora aérea, o grupo luxemburguês Imperial Jet, liderado pelo piloto e empresário germano-libanês Abed El-Jaouni (LINK notícia relacionada).

Eugénio Fernandes mantém funções de presidente executivo (CEO) da Euro Atlantic Airways.

A Euro Atlantic Airways, que se dedica, desde há 30 anos, ao segmento de fretamento e aluguer de aeronaves em ACMI, foi fundada por Tomás Metello, antigo diretor comercial da TAP na Europa, e pelo empresário hoteleiro Dionísio Pestana, na ilha da Madeira, primeiro com o nome de Air Madeira. No final de 1999 passou a utilizar a designação comercial ‘Air Zarco’. Um ano mais tarde, a companhia sofreu uma reestruturação e assumiu o registo Euro Atlantic Airways, mudando a sua sede para Lisboa. Anos mais tarde, Tomas Metello adquiriu a parte do empresário Dionísio Pestana e passou a ser dono da empresa, continuando como presidente executivo.

Desde a venda das ações da empresa à Imperial Jet, em 2019, o CEO da companhia passou a ser o português Eugénio Fernandes, enquanto o Conselho de Administração foi assumido por Abed El-Jaouni.

A Euro Atlantic Airways detém 38% da STP Airways, a companhia aérea nacional de São Tomé e Príncipe e é dona do operador turístico português ‘Sonhando’.

Dane Kondić liderou a transportadora aérea sérvia desde a sua mudança de marca no Verão de 2013 até 1 de janeiro de 2018. Desde há alguns meses que está em Lisboa, assessorando os novos proprietários da empresa portuguesa, tendo em vista uma reestruturação que, segundo está previsto, acolherá brevemente novas aeronaves, nomeadamente dois aviões Boeing 787-8 Dreamliner, que já estão anunciados desde há algum tempo, mas adiados devido à pandemia. (LINK notícia relacionada).

 

  • Notícia alterada às 18h00 UTC. Antes tínhamos noticiado que Dane Kondić seria o novo CEO e dávamos como certa a saída de Eugénio Fernandes do cargo que continua a ocupar. Seguimos indicações de publicações estrangeiras, que noticiaram a nomeação do antigo presidente da Air Serbia para liderar a Euro Atlantic.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...