Bem-vindo, !|Sair

Danish Air Transport avalia futuras opções para renovação da frota

A companhia aérea dinamarquesa Danish Air Transport (DAT) está a avaliar futuras opções para renovação da sua frota. A empresa opera, presentemente, quatro Airbus A320, 15 ATR 42 e -72 de várias versões, para além de um McDonnell Douglas MD-83 e um Saab 340.

Três A320s são usados para serviços de fretamento em tempo global, enquanto o restante, cerca de um terço da frota ATR e MD-83 são disponibilizados para outras companhias aéreas através de operações em regime ACMI, onde está incluído avião, tripulação, manutenção e apólice de seguro. A maioria dos serviços regulares é efetuada na Dinamarca e na Noruega.

Jesper Rungholm, presidente executivo da DAT, admite que gostava de ter mais A320 dedicados aos serviços de ACMI, sendo que, o mercado charter ainda não é uma prioridade.

A necessidade de renovar o avião Airbus está a aproximar-se. Um tem 14 anos, enquanto os outros estão a chegar à marca dos 25 anos. Os A320 mais recentes seriam ideais. O presidente executivo da DAT está ainda focado para uma substituição gradual do aparelhos ATR, alguns dos quais são os primeiros modelos das versões 200 e 300.

À margem da assembleia-geral anual da Associação das Companhias Aéreas Regionais da Europa (ERA), realizada em Copenhaga, Jesper Rungholm referiu que estava pouco impressionado com as últimas versões do turboélice franco-italiano. Os aviões regionais tornaram-se mais sofisticados, mas mais caros para operar.

Focando-se nos aspetos mais positivos, o responsável máximo pela DAT afirmou que a Dinamarca está finalmente a desenvolver uma estratégia de transporte que inclui a aviação. Anteriormente, todas as formas de transporte – autocarros, comboios e ferries- eram subsidiadas, à exceção da aviação.

 

  • Foto © Paulo Brito/Movimentos Porto Santo

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica